Economia

Volume de vendas do comércio do ES cresce mais que a média do país

Dados levantados pelo projeto Connect mostram que o Estado tem se diferenciado no comércio de veículos no Brasil, performando acima do nível nacional

Maria Clara Leitão

Redação Folha Vitória
Foto: Cacá Lima

O Espírito Santo superou a média do Brasil no crescimento do volume de vendas no ano de 2023. A informação foi apresentada nesta segunda-feira (29), pela Fecomércio-ES com base nos dados produzidoa pela assessoria econômica da entidade, a Equipe Connect

Segundo o projeto, o comércio de bens essenciais, como alimentos, remédio e vestuário, cresceu 3%, enquanto a média nacional foi de 1,7%. Já o comércio ampliado, como veículos, materiais de construção, cresceu 9,3% superando a média de 2,4%.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O levantamento foi elaborado a partir de análise de dados disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pelo Ministério do Trabalho (MTE) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os dados também apontam que o Espírito Santo tem se diferenciado no comércio de veículos no Brasil, além de ter um desempenho “acima do nível nacional”. Ele é destaque com a diversificação no volume de vendas de veículos novos e seminovos, motocicletas, bem como autopeças.

O Estado é colocado como uma das principais portas de entrada para carros elétricos importados no Brasil. E a quantidade de carros elétricos vendidos em 2023 já mostra o crescimento do segmento como tendência forte para 2024. 

Foto: Divulgação/Vports

Segundo o presidente da Associação de Revendedores Independentes de Veículos do ES (Arives), Paulo Souza, o bom momento do comércio de veículos, que tem alavancado desempenho do setor de Veículos, motocicletas, partes e peças. 

"O Espírito Santo tem se diferenciado na venda de veículos no Brasil. Estivemos recentemente em um congresso em São Paulo, com aproximadamente 12 mil lojistas, e a gente viu o Estado em alta, performando acima do nível nacional. O setor automotivo tem acompanhado tudo isso em termos de PIB, tem gerado empregos e oportunidades", afirma Paulo Souza.

Serviços crescem pela terceira vez consecutiva 

Durante o panorama, também foi demostrado que, segundo a série histórica, o setor de serviços no Espírito Santo teve, em 2023, o melhor resultado dos últimos 10 anos.

Além disso, cresceu pela terceira vez consecutiva, considerado esse um fato inédito desde o início da série histórica, em 2011. O acumulado em 2023 foi de 7%, três vezes mais do que a média nacional, que registrou 2,3%. 

Foto: Freepik

Entre os grupos que se destacaram ao longo de 2023, o que mais cresceu foi: Serviços Profissionais, Administrativos e Complementares. Esse grupo é composto por atividades jurídicas, de contabilidade, de consultoria empresarial; publicidade, pesquisa de mercado e aluguéis não imobiliários.

Turismo cresceu de maneira contínua nos quatro anos no ES

De acordo com o levantamento da Fecomércio-ES, o Índice de Atividades Turísticas cresceu continuamente nos últimos quatro anos. 

Em 2023, o Espírito Santo apresentou o melhor resultado desde 2015, sugerindo uma recuperação do setor na economia capixaba. Ainda assim, o turismo capixaba cresceu 1,2%, enquanto o turismo brasileiro cresceu 6,9% em 2023.

A série histórica dos últimos 12 anos mostra como a crise econômica no Brasil, em 2015, e a pandemia da covid-19, em 2020 e 2021, afetaram os resultados do turismo no Espírito Santo. A recuperação foi gradual, atingindo o maior patamar em 2023.

O projeto Connect é uma parceria da Fecomércio-ES, Faesa Centro Universitário, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti-ES), Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).

LEIA TAMBÉM: Com investimento de R$ 16 milhões, Paletitas inicia fase de testes em fábrica de açaí na Itália




Pontos moeda