Economia

Balança comercial da China continua sob pressão este ano, diz ministério

Redação Folha Vitória

Pequim - A balança comercial da China continua sob pressão em 2016, em meio ao enfraquecimento da demanda externa e do avanço do protecionismo, avaliou o Ministério de Comércio do país, em relatório publicado hoje.

O documento aponta que a segunda maior economia do mundo enfrenta medidas protecionistas de outros países, diante do excesso de capacidade industrial global e do declínio no comércio internacional.

No primeiro trimestre, por exemplo, a China foi alvo de 37 investigações sobre suas exportações, representando aumento de 55,6% em relação ao mesmo período de 2015 e com o setor siderúrgico particularmente mais afetado.

O ministério também ressaltou que a demanda tanto de países avançados quanto de economias emergentes vem diminuindo este ano, em função da lenta recuperação da economia global.

Dados oficiais publicados no fim de semana mostraram novos sinais de fraqueza no comércio externo da China. Na comparação anual de abril, as exportações do país asiático caíram 1,8%, revertendo alta de 11,5% em março, enquanto as importações recuaram 10,9%, ante queda de 7,6% no mês anterior.

Ontem, o Conselho Estatal da China, ou gabinete do país, anunciou uma série de medidas com o objetivo de impulsionar as exportações. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda