• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BC da Austrália corta taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, a 1,75%

Economia

BC da Austrália corta taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual, a 1,75%

Sydney - O Banco Central da Austrália, conhecido como RBA pela sigla em inglês, decidiu hoje cortar sua taxa básica de juros pela primeira vez em um ano, numa tentativa de lidar com a inflação em níveis recordes de baixa e a valorização da moeda local.

Após reunião de política monetária, o BC australiano reduziu sua principal taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, para a nova mínima histórica de 1,75%.

Economistas consultados pelo Wall Street Journal antes do anúncio do RBA estavam divididos, com cinco prevendo o corte e outros cinco apostando em manutenção da taxa.

A redução de juros veio após dados publicados na semana passada mostrarem que a Austrália registrou deflação trimestral pela primeira vez desde a crise financeira global iniciada em 2008.

A iniciativa do RBA também mira a relativa força do dólar australiano. O significativo avanço da moeda da Austrália desde o início do ano criou uma nova ameaça ao crescimento do país, à medida que sua economia tenta se tornar mais diversificada e menos dependente de atividades de mineração.

Em reação à decisão do RBA, o dólar australiano chegou a se enfraquecer a US$ 0,7555 na mínima da madrugada. Às 4h45 (de Brasília), a divisa da Austrália recuava a US$ 0,7625. Fonte: Dow Jones Newswires.