• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

FMI prevê cenário pessimista para a Grécia sem reestruturação da dívida

Economia

FMI prevê cenário pessimista para a Grécia sem reestruturação da dívida

Berlim - O Fundo Monetário Internacional (FMI) acredita que a relação entre a dívida e o Produto Interno Bruto (PIB) da Grécia vai chegar a 294% até 2060, ao menos que seus empréstimos sofram forte reestruturação, de acordo com um documento do fundo compartilhado com governos europeus na semana passada.

Segundo a análise de sustentabilidade da dívida do FMI, apresentada na reunião de 12 de maio aos ministros de Finanças da zona do euro, em Bruxelas, a entidade acredita que, sem um alívio da dívida, o serviço da dívida pode responder por 67% do PIB do país ao final desse período.

Por outro lado, caso haja uma profunda reestruturação, o documento do FMI afirma que a dívida da Grécia possa recuar a 100% no longo prazo, e que o serviço da dívida fique abaixo de 20% no período.

FMI e governos da zona do euro estão em desacordo sobre a questão da dívida grega, que o Fundo Monetário Internacional acredita ser insustentável. Parte da Europa, liderada pela Alemanha, insiste que o fundo se junte ao programa de resgate grego como credor para que os europeus também liberem mais recursos a Atenas. A entidade sediada em Nova York, por outro lado, diz que apenas o fará caso a Alemanha concorde em perdoar parte da dívida grega. O FMI também quer que Atenas se comprometa medidas adicionais de austeridade. Fonte: Dow Jones Newswires.