Economia

BC da Alemanha eleva projeção do PIB para 2014

Redação Folha Vitória
São Paulo - O Bundesbank, Banco Central da Alemanha, elevou a projeção de crescimento para o Produto Interno Bruto (PIB) real no ano, para 1,9%, de 1,7% estimado em dezembro, ao mesmo tempo em que cortou a estimativa da alta inflacionária para 1,1%, de 1,3%.

Em relatório regular para atualizar as projeções, o Bundesbank afirmou que "há um bom prospecto de um crescimento econômico bastante forte no horizonte projetado, em meio ao fortalecimento da demanda doméstica e uma gradual recuperação na zona do euro". Mesmo assim, a autoridade monetária alertou que o crescimento no segundo trimestre provavelmente desacelerará, após um forte início de ano.

A projeção de crescimento para 2015 foi mantida em 2,0%, enquanto para 2016 o Bundesbank espera uma alta de 1,8%.

No cenário inflacionário, o banco central também manteve a previsão de alta de 1,5% para 2015 e estimou uma aceleração para 1,9% em 2016. Esses números levam em conta uma taxa cambial constante e uma queda nos preços do petróleo. O Bundesbank explicou que a atual recuperação econômica, aliada às expectativas de um crescimento mais forte nos salários, deve ajudar a impulsionar a inflação. Fonte: Dow Jones Newswires e Market News International.

Pontos moeda