Economia

Nova dirigente do BC japonês sinaliza cautela com alta do iene ante o dólar

Redação Folha Vitória

Tóquio - Uma nova integrante do comitê de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) disse hoje que as abruptas oscilações na taxa de câmbio são indesejáveis, destacando sua preocupação com o avanço do iene ante o dólar e do impacto que isso pode ter sobre a economia hesitante do país.

"Entendo que a volatilidade excessiva aumenta o risco de interrupção dos investimentos...e eleva o estresse nos mercados financeiros", comentou Takako Masai, que antes trabalhava como executiva do Shinsei Bank, um banco japonês de porte médio.

Segundo Masai, que assumiu no lugar de Koji Ishida, que com frequência se opunha a medidas de estímulo do BC japonês, "movimentos cambiais que não refletem os fundamentos econômicos" não são bem-vindos.

Masai começou seu mandato de cinco anos num momento em que o BoJ enfrenta a maior crise de sua campanha, iniciada há mais de três anos, para combater a ameaça de deflação no Japão.

Masai também comentou que incertezas sobre a economia global se intensificaram desde que o Reino Unido votou há uma semana para sair da União Europeia, num processo conhecido como "Brexit" que ajudou a impulsionar o iene ante o dólar desde então.

É preciso observar "com toda a atenção" como uma nova desaceleração do crescimento global poderá afetar o Japão, ressaltou a dirigente do BoJ. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda