Economia

Live do blog Gestão e Resultados traz ideias gerenciais para setores público e privado; reveja vídeo

Encontro com especialistas das áreas abordou conceitos que estabelecem formatos diferenciados de atuação no ambiente corporativo

Foto: Divulgação

O blog Gestão e Resultados do Folha Vitória promoveu uma live sobre os caminhos alternativos e boas práticas desenvolvidas por empresas ao longo deste contexto de crise por conta da pandemia do coronavírus. 

O encontro, que reuniu representantes dos setores público e privado, além do terceiro setor, foi transmitido pelo portal do Sebrae-ES e está disponível na íntegra no vídeo abaixo:

A iniciativa marcou os 10 anos de criação da plataforma comandada pelo consultor organizacional Getúlio Apolinário Ferreira, tendo como parceiros a Rede Vitória e o Folha Vitória. 

Um dos assuntos abordados foi o uso do chamado "conceito ESG" no dia a dia das corporações e instituições. ESG é uma sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança, em tradução). 

Na prática, significa que as empresas devem estar antenadas com questões relacionadas ao meio ambiente, responsabilidade social (tanto com os próprios colaboradores quanto com a sociedade em geral) e a forma como é feita a gestão corporativa. 

A sigla  surgiu pela primeira vez em 2004, numa iniciativa chamada "Who Cares Wins", da ONU em parceria com instituições financeiras. A ideia era unir as instituições — de vários países — para encontrar formas de envolver o tema no mercado financeiro. 

Na troca de ideias, participaram o prefeito de Colatina, Guerino Balestrassi (representando o poder público) e Paulo Wanick, diretor de Finanças, Estratégia e Riscos e Tecnologia da Informação da ArcelorMittal Brasil, falando pela iniciativa privada. 

O terceiro setor foi representado por Robson de Almeida Melo e Silva, presidente-executivo da Federação do Terceiro Setor do Estado do Espírito Santo (Fundaes).






Pontos moeda