Economia

Quer economizar? Confira sete dicas para poupar gasolina

Os constantes reajustes no valor dos combustíveis assustam os consumidores. Aprenda algumas práticas que podem fazer a diferença no seu bolso

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Saulo Dias| PhotoPress |Estadão Conteúdo

O consumo de gasolina preocupa diversos motoristas. Economizar é o desejo de muitos, ainda mais com a alta no preço do combustível. Segundo os especialistas, não existe mistério neste assunto. 

Gestos simples relacionado ao modo como o condutor dirige no cotidiano podem ajudar a poupar dinheiro com gasolina. Veja as dicas separadas por especialistas em veículos da Autoglass Brasil: 

Use as marchas de forma correta

Uma das dicas é respeitar a troca de marchas para que o giro do motor não seja sobrecarregado. No manual do veículo, as montadoras apontam a velocidade correta para realizar a troca de todas as marchas.

Um dos motivos que pode aumentar o consumo do combustível é a utilização das marchas mais baixas em alta rotação ou até mesmo engatar uma marcha mais alta em baixa velocidade. 

Essa situação acontece muito em quebra-molas, por isso, a evolução do câmbio deve ser realizada de forma leve e de acordo com o torque do veículo. 

Mantenha a manutenção em dia

Outra dica é manter a manutenção do veiculo em dia, pois evita que o motor consuma mais combustível. Verifique regularmente e realize a troca dos filtros de ar, óleo e substitua as velas.

As velas são responsáveis pela queima do combustível dentro do motor, devido a isso, quando elas estão com problemas, a queima fica irregular e pode comprometer a performance do veículo, além do aumento do consumo de gasolina.

Janelas abertas ou ar-condicionado? 

O sistema de ar-condicionado também está ligado ao consumo de combustível, podendo chegar até 10% do consumo. Por isso, as janelas abertas se torna uma ótima opção.

Contudo, ao dirigir na estrada, principalmente em velocidade acima de 80 km/h, o indicado é utilizar o sistema de ar-condicionado, pois o vento cria uma enorme resistência e exige que o motor trabalhe com mais força, gastando mais gasolina.

Se o objetivo é economizar gasolina, não ande de janelas abertas e com o ar-condicionado ligado. Outra maneira para usar o sistema e não gastar muito é a instalação de películas nos vídeos do carro e estacionar na sombra.

Verifique a calibragem dos pneus

Um dos responsáveis pelo consumo do combustível são os pneus. Quando calibrados da forma correta, eles fazem uma enorme diferença na hora do abastecimento. 

Os pneus foram desenvolvidos para uma área específica de contato com o solo, determinada pela calibragem de cada modelo e carga. Se estiverem vazios, vão aumentar a força de arrasto.

Por isso, o motor acaba utilizando mais força e fazendo o veículo gastar muito mais gasolina. Quando for realizar a calibragem, a pressão que for utilizar na máquina de calibrar deve seguir rigorosamente a recomendação do fabricante.

Gasolina aditivada ou comum?

Utilize gasolina aditivada para economizar. Usar um combustível com muitas misturas ou que você não conhece a procedência, pode prejudicar o motor fazendo o sistema de injeção consuma mais gasolina, além de deteriorar suas peças.

Usar gasolina aditivada e de boa procedência costuma ter o preço um pouco mais alto, contudo evita que você tenha prejuízos. É importante usar esse tipo de combustível, pois, quanto maior a qualidade, melhor é o resultado.

Evite ações bruscas

Não faça acelerações ou freadas bruscas, além de ser perigoso, gasta bastante combustível. Para prevenir o desgaste do motor, é importante trocar as marchas de forma suave, medindo o acelerador para não desperdiçar combustível.

Outra recomendação é se antecipar em relação ao que está na sua frente, ou seja, se o semáforo está prestes a fechar, desacelere, evitando assim, um maior consumo de gasolina.

Se possível, mantenha o tanque cheio

Outra dica é manter o tanque de gasolina cheio, mesmo que pareça ser difícil com o atual preço do combustível, pois você consegue economizar dessa forma.

Quando o tanque está cheio, a impressão é de que o ponteiro demora muito mais para abaixar do que quando o tanque está vazio. Essa situação ocorre por causa da evaporação do combustível, que acontece mais rápido quando há mais espaço no tanque.

*Com informações da Autoglass Brasil

Pontos moeda