Economia

Alckmin assina criação de ZPE e área de exportação promete atrair empresas para o ES

Durante a ocasião, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lembrou da tragédia de Mariana, que trouxe inúmeros impactos para Minas e Espírito Santo

Redação Folha Vitória

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Após o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, assinar a resolução que aprova a criação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Aracruz, a nova área de exportação deve atrair empresas ao Espírito Santo.

A assinatura aconteceu nesta quinta-feira (27), durante a solenidade que comemora o aniversário de 65 anos da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes)

LEIA TAMBÉM: Geraldo Alckmin chega ao ES para agendas no Palácio, no Porto de Vitória e com a Findes

A gestão do polo industrial será de responsabilidade do Grupo Imetame e uma multinacional canadense já demonstrou interesse em se instalar no local.

“Sou admirador do Estado do Espírito Santo. Tivemos uma reunião com o governador Casagrande e me chama a atenção a criação do Fundo Soberano. Falamos de rodovias, portos, ferrovias e aeroportos. Participamos da primeira exportação de lítio zero do Brasil no Porto de Vitória. Por fim, assinamos a primeira ZPE privada do Brasil, que ficará em Aracruz. Terá um grande local para instalação de empresas, geração de emprego, renda, agregar valor às mercadorias e teremos muitos produtos sendo exportados pela ZPE”, afirmou Alckmin.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em sua fala, o governador do Espírito Santo também destacou a importância da ZPE. 

“Não existe país soberano sem uma indústria forte. Estamos animados com o governo federal e acredito que podemos ter estabilidade política e fiscal no Brasil. Tratamos ainda de pautas importantes para o Espírito Santo que são as rodovias, portos, aeroportos e ferrovias. Nosso Estado tem vocação logística e para o comércio exterior. A ZPE é importante, pois é investimento na veia para potencializar a indústria e o comércio internacional”, disse Casagrande.

Zema relembra tragédia de Mariana

O evento também contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Durante sua fala, Zema lembrou da tragédia de Mariana, ocorrida em 2015, quando a barragem de Fundão se rompeu, impactando fortemente o meio ambiente dos estados de Minas e Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: Alckmin no ES: "É um dia histórico. O futuro tem cinco letras: lítio"

Segundo ele, percentualmente, o território capixaba foi ainda mais prejudicado do que o mineiro.

"Lembrando que a tragédia de Mariana, que afetou a Samarco, prejudicou, inclusive, percentualmente, o Espírito Santo mais do que Minas Gerais. Lembro do governador Casagrande falar que a unidade aqui representava praticamente 5% da arrecadação do Estado e ficou paralisada, então os dois Estados precisam, sim, dessa reparação que hoje está muito dependente apenas do governo federal", defendeu.

Ainda durante a agenda, o vice-presidente da República e os governadores do Espírito Santo e Minas Gerais, acompanharam o embarque para exportação do primeiro lote de lítio verde, produzido pela empresa brasileira Sigma Lithium, em navio atracado no Porto de Vitória. 

Alckmin também se reuniu com o governador Casagrande no Palácio Anchieta, na Capital. O encontro teve a presença de parlamentares e integrantes do Governo estadual para tratar de assuntos referentes ao desenvolvimento do Espírito Santo.

ZPE Aracruz

A gestão da ZPE de Aracruz é de competência do Grupo Imetame, que deve garantir a infraestrutura necessária para sua operação, bem como selecionar as indústrias a serem instaladas ali. 

A participação governamental está pautada em consolidar um ambiente favorável para negócios, mantendo a austeridade e equilíbrio nas contas públicas para atrair investidores e empreendedores, favorecendo novas oportunidades.

Pontos moeda