Economia

BC diz que inflação do consumidor em 12 meses é alta

Redação Folha Vitória

Rio - A inflação mensal ao consumidor recuou, mas em 12 meses permaneceu elevada, afirmou nesta quinta-feira, 07, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton Araújo. "Houve reversão de pressões de preços, em especial no segmento de alimentação no primeiro trimestre", disse Hamilton, durante apresentação do Boletim Regional do Banco Central, no Rio.

Segundo Hamilton, a inflação baixa é condição para crescimento sustentado, enquanto a inflação elevada reduz emprego, reduz renda e consumo e concentra renda. "O caminho para o crescimento e a prosperidade passa por inflação baixa", disse, completando que "nossa experiência ratifica essa visão que acabei de mencionar".

O diretor do BC citou a transparência como um dos pilares das ações do BC e do regime de metas de inflação. "Temos zelo especial por nossa comunicação com o cidadão". Ele destacou ainda que "são muitos os veículos de comunicação do banco com a sociedade". Ressaltou os comunicados e as atas das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), os relatórios e notas do Departamento Econômico e depoimentos do presidente do Banco Central no Congresso e entrevistas à imprensa como exemplos de veículos.

Pontos moeda