Economia

Cachoeiro Stone Fair apresentará novidades tecnológicas para industriais e visitantes

Durante o evento, serão apresentados novos tipos de mármores, granitos e pedras translúcidas, o que desperta um interesse cada vez maior em arquitetos e designers

Em 2015, a Feira do Mármore de Cachoeiro recebeu mais de 23 mil visitantes em seus quatro dias de realização Foto: ​Divulgação

Entre os dias 23 a 26 de agosto, será realizada a 42ª edição da Cachoeiro Stone Fair – Feira Internacional do Mármore e Granito, que contará com mais de 200 expositores. O Sistema Findes, por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-ES) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-ES), também participará do evento.

Durante os dias da Feira, os industriais e visitantes contarão com um estande institucional do Sistema Findes, espaço para reuniões e encontros de negócios, além da atuação dos profissionais de Relações com o Mercado, que irão visitar os industriais e participantes, apresentando produtos e serviços oferecidos pelas entidades, específicos para atender o setor de rochas ornamentais, que representa 10% do PIB do Estado.

Os participantes e visitantes terão à disposição a exposição da Unidade Móvel dual Sesi, com consultório médico e odontológico e a divulgação dos serviços de Saúde e Segurança do Trabalhador (SST). Pelo Senai, serão oferecidos cursos de Normas Regulamentadoras (NRs), indispensáveis para o profissional que trabalha no setor.

Segundo o presidente do Sistema Findes, Marcos Guerra, as ações de interiorização que a Federação vem realizando são importantes para a região sul do Estado. “O setor de rochas do Espírito Santo é o mais relevante do país, movimentando mais de 80% do que é exportado pelo Brasil. Estamos criando um Centro Integrado Sesi/Senai/IEL no município, com 27 laboratórios para atender demandas dos industriais da região, e vamos inaugurar uma nova unidade do Sesi Saúde, melhorando a qualidade de vida do trabalhador da indústria e orientando ações sobre Segurança do Trabalho no setor”, ressalta Guerra.

Para o vice-presidente institucional da Findes em Cachoeiro de Itapemirim e região, Áureo Vianna Mameri, também industrial do setor de rochas ornamentais, é relevante a participação da entidade durante os quatro dias de evento.

“O setor de rochas ornamentais é pujante e grande gerador de empregos e serviços em toda a região sul do Estado. A participação da Findes na Feira é fundamental, pois reúne todas as indústrias do setor em um só local, oportunizando a integração de entidades e parcerias em projetos. A Findes também vai apresentar os investimentos que vem realizando na região”, completa Mameri.

Cachoeiro Stone Fair

Foto: ​Divulgação

Um grande número de empresas participará pela primeira vez com seus produtos na Feira Internacional do Mármore e Granito. Durante os quatro dias, serão apresentado um mix de novidades em máquinas, equipamentos e insumos, pedras diferenciadas e suas aplicações nos mais diversos projetos de decoração e construção civil. Distribuidores e marmoristas de mais de 700 cidades brasileiras veem na Cachoeiro Stone Fair um local ideal para a compra de materiais.

O município de Cachoeiro se destaca pela extração de mármore e por ser o maior polo processador de rochas ornamentais da América Latina. Mais de 60% das indústrias desse segmento estão na região. O parque industrial do Estado conta com mais de 1.500 empresas, entre as de beneficiamento, jazidas, marmorarias, centros tecnológicos e serviços. Esse grande polo faz com que a atividade movimente recursos significativos para a cadeia produtiva de rochas, bem como outros setores da economia.

Atentas às novas tecnologias, as marmorarias brasileiras poderão conferir no evento as máquinas inteligentes e processos de beneficiamento inovadores. As inovações são constantes no setor, como é o caso dos fios diamantados, que surgiram para melhorar o processo e têm substituído cada vez mais os métodos clássicos de corte de materiais. Seus diferenciais consistem em cortes de precisão com baixo custo operacional e uma redução considerável no tempo de produção. 

Pontos moeda