Economia

Premiação reúne as 200 maiores e melhores empresas capixabas e mostra que crise não impediu avanço de desempenho

A premiação reuniu as principais lideranças empresariais e de instituições de apoio ao desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo

Foto: Folha Vitória

As melhores empresas do Espírito Santo foram as protagonistas da 3ª edição do Fórum IEL de Gestão, nesta quarta-feira (21), em Vitória. A premiação reuniu as principais lideranças empresariais e de instituições de apoio ao desenvolvimento econômico e social do Espírito Santo.

Em primeiro lugar na categoria Melhores Empresas/Geral  está o Shopping Vitória, que conquistou a posição atendendo a indicadores de desempenho como crescimento das vendas; rentabilidade das vendas; rentabilidade do patrimônio líquido; lucratividade por empregado; liquidez corrente; margem ebitda; endividamento geral.

O presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, recebeu o prêmio em nome do Shopping Vitória e ressaltou que a premiação é resultado do trabalho realizado na contramão da crise econômica. “Isso foi obtido como uma resposta que o Shopping Vitória deu a uma grande crise no comércio de varejo, quando surgiu uma concorrência enorme no Espírito Santo”, disse.

Foto: Folha Vitória

Buaiz Filho também destacou que o reconhecimento aponta para uma melhor perspectiva de futuro. “Isso é um estímulo para olhar para frente e conferir relevância ao nosso papel empresarial. Não estamos preocupados com o tamanho, mas em fazer diferença na vida das pessoas”, disse.

Na categoria Melhores Empresas/Indústria, a que ocupou a primeira posição no ranking foi a Promel Produtos Naturais. A sede da empresa está localizada em Nova Venécia, região noroeste do Espírito Santo, e a qualidade dos produtos é reconhecida dentro e fora do país.

De acordo com o levantamento que compõe o anuário sobre as empresas do Espírito Santo, as 200 maiores somam uma receita avaliada em R$ 106 bilhões, sendo 67% oriundos da indústria, 19% do segmento de serviços, 13% do comércio, e 1% do agro. Das 200 maiores empresas, 134 estão na região metropolitana de Vitória. E desde o início do levantamento, em 1997, este é o ano de maior participação de empresas do interior Estado, que, com 66 estabelecimentos, representaram 33% das 200 Maiores.

Presente ao evento,  o governador Renato Casagrande destacou o papel dessas empresas e lideranças na busca por mais oportunidades de trabalho para os capixabas. “Nosso maior problema no país é o desemprego e quando se tem empresas que inovam, elas crescem e geram empregos. Nós vamos cumprir nossa parte e fazer um conjunto recorde de investimentos no Espírito Santo. Vamos investir em inovação e dependemos muito do crescimento da economia nacional”, salientou.

Pontos moeda