• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Draghi avalia que zona do euro está superando impacto do Brexit

  • COMPARTILHE
Economia

Draghi avalia que zona do euro está superando impacto do Brexit

Frankfurt - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse hoje que a economia da zona do euro tem se mostrado até agora resistente à decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia (o chamado "Brexit"), mas alertou que ainda há riscos econômicos e reiterou que o BCE continua disposto a ampliar seus estímulos monetários, se necessário.

"O grau em que a perspectiva econômica será afetada (pelo Brexit, aprovado em plebiscito realizado em junho) depende do momento, dos desdobramentos e do resultado final das negociações futuras", afirmou Draghi a parlamentares europeus, em Bruxelas.

Draghi ressaltou que houve "substancial" enfraquecimento na perspectiva da demanda externa desde junho, o que provavelmente prejudicará o avanço das exportações.

Draghi garantiu que o BCE "fará sua parte", ao manter estímulos bastante significativos, e continuará pronto para utilizar todas as suas ferramentas de política monetária.

Draghi também voltou a pedir que outros agentes, em especial os governos, ajudem o BCE dando continuidade a reformas econômicas.

"Um sentimento generalizado de insegurança, incluindo de insegurança econômica, continua sendo uma grande preocupação", afirmou.

Draghi comentou ainda que a recuperação da zona do euro continuará em ritmo moderado e constante e defendeu os atuais juros baixos do bloco, que são cada vez mais criticados pela Alemanha, a maior economia da região.

"Taxas baixas são sintoma da situação econômica subjacente, disse Draghi. "Elas refletem fracas tendências de crescimento no longo prazo e a prolongada contração macroeconômica resultante da crise." Fonte: Dow Jones Newswires