Economia

Arrecadação do setor de turismo no Espírito Santo tem pior desempenho no país

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou também que o setor de serviços no geral recuou 6,8% entre os meses de setembro de 2014 e 2015

Os turistas mineiros ficaram revoltados com as declarações do prefeito Foto: Divulgação

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traçou o panorama do setor de serviços em todo país no mês de setembro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2014. Segundo os dados do estudo, o volume de serviços no Espírito Santo recuou 6,8% no período, 5% deles nos nove primeiros meses de 2015. 

As principais responsáveis por essa queda nos números do Estado foram as atividades turísticas: o volume teve queda de 12,1% entre os meses de setembro desse ano e do ano passado, provocando uma queda na receita obtida de 9,3% e deixando o Espírito Santo como a unidade da federação que mais perdeu com o turismo em todo o país.

Em nível nacional, não foi muito diferente. O setor de serviços brasileiro caiu 4,8%, em 12 meses. Os serviços profissionais – que recuaram 8,1% -, os técnicos profissionais, que caíram 16%, e os serviços administrativos, com recuo de 5,3%, se destacaram como sub setores que colaboraram com o resultado.

A pesquisa mostra ainda que houve queda nos serviços auxiliares de transportes e correios. Esse segmento caiu 6,4% em setembro, em decorrência da retração do transporte rodoviário de cargas. A retração na área de transporte de carga foi originada, segundo o gerente do IBGE, pela baixa demanda da indústria.

Pontos moeda