• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Arrecadação do setor de turismo no Espírito Santo tem pior desempenho no país

Economia

Arrecadação do setor de turismo no Espírito Santo tem pior desempenho no país

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou também que o setor de serviços no geral recuou 6,8% entre os meses de setembro de 2014 e 2015

Os turistas mineiros ficaram revoltados com as declarações do prefeito Foto: Divulgação

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traçou o panorama do setor de serviços em todo país no mês de setembro deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2014. Segundo os dados do estudo, o volume de serviços no Espírito Santo recuou 6,8% no período, 5% deles nos nove primeiros meses de 2015. 

As principais responsáveis por essa queda nos números do Estado foram as atividades turísticas: o volume teve queda de 12,1% entre os meses de setembro desse ano e do ano passado, provocando uma queda na receita obtida de 9,3% e deixando o Espírito Santo como a unidade da federação que mais perdeu com o turismo em todo o país.

Em nível nacional, não foi muito diferente. O setor de serviços brasileiro caiu 4,8%, em 12 meses. Os serviços profissionais – que recuaram 8,1% -, os técnicos profissionais, que caíram 16%, e os serviços administrativos, com recuo de 5,3%, se destacaram como sub setores que colaboraram com o resultado.

A pesquisa mostra ainda que houve queda nos serviços auxiliares de transportes e correios. Esse segmento caiu 6,4% em setembro, em decorrência da retração do transporte rodoviário de cargas. A retração na área de transporte de carga foi originada, segundo o gerente do IBGE, pela baixa demanda da indústria.