Economia

BCE vai formular regras para empréstimos alavancados

Redação Folha Vitória

Frankfurt - O Banco Central Europeu (BCE) afirmou que irá formular regras sobre como os bancos da região devem lidar com empréstimos alavancados, em um esforço para restringir alguns excessos no mercado de crédito que datam desde antes da crise financeira mundial de 2008.

A medida, similar à tomada por autoridades dos Estados Unidos em 2013, chega em meio à volta deste tipo de operação no continente, onde bancos - afetados pelos juros ultrabaixos praticados na região - procuram ativamente por modalidades com rendimentos mais altos.

Nesta quarta-feira, o BCE publicou um rascunho das regras, que devem tornar as operações com alto endividamento passíveis de forte monitoração. Elas se aplicam a cerca de 130 bancos da região diretamente supervisionadas por Frankfurt.

"Esperamos (que os bancos) considerem com maior cuidado essas transações", afirmou Patrick Amis, vice-diretor geral de supervisão bancária do BCE.

O volume de empréstimos alavancados subscritos por bancos europeus cresceu mais de um terço desde 2012, disse Amis, e mais de um terço deles permite que os tomadores de empréstimo refinanciem ele com empréstimos com alavancagem ainda maior". Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda