• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BCE vai manter política monetária expansionista, diz Visco

Economia

BCE vai manter política monetária expansionista, diz Visco

São Paulo - O Banco Central Europeu (BCE) vai continuar a monitorar todas as variáveis relevantes, com foco na estabilidade dos preços, antes de tomar suas próximas medidas de política monetária, afirmou Ignazio Visco, integrante do conselho diretor do BCE, em entrevista ao jornal italiano La Stampa.

Visco, que também é presidente do BC italiano, comentou ainda que a inflação da zona do euro não mostra sinais duradouros de avanço e continua sendo uma preocupação, apesar da recente tendência de valorização que o dólar mostrou em reação à inesperada vitória do republicano Donald Trump na eleição presidencial dos EUA.

Segundo Visco, a política monetária do BCE "vai continuar expansionista e não mudará até que essas condições se alterem".

No próximo dia 8, o BCE vai se reunir e muito analistas preveem que a instituição estenderá seu programa de relaxamento quantitativo (QE, na sigla em inglês) - que prevê compras mensais de 80 bilhões de euros em ativos - em até seis meses. Originalmente, o programa vence em março.

Ainda na entrevista, Visco disse que a Itália precisará manter esforços de implementar reformas, independentemente do resultado do referendo do próximo dia 4 de dezembro, quando a população será consultada sobre proposta de reforma constitucional do primeiro-ministro Matteo Renzi.

Visco disse ainda que a Itália não pode permitir riscos de instabilidade em seu setor bancário e precisa encontrar uma solução se bancos que tentam aumentar seu capital enfrentarem dificuldades. De acordo com visco, não está descartada a possibilidade de intervenção estatal no setor. Com informações da Dow Jones Newswires.