• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

BC da Turquia anuncia medidas após lira atingir mínima histórica ante dólar

Economia

BC da Turquia anuncia medidas após lira atingir mínima histórica ante dólar

Istambul - O Banco Central da Turquia apertou sua política monetária hoje com novas medidas para tentar conter a desvalorização da lira turca, que mais cedo atingiu nova mínima histórica ante o dólar em meio a tensões políticas com os EUA.

O BC turco anunciou que irá suspender sua linha de crédito do mercado monetário interbancário para operações de um dia a partir desta quarta-feira e, em vez disso, passar a financiar bancos utilizando a chamada taxa overnight de liquidez tardia. A decisão vai elevar o custo médio de financiamento em 0,25 ponto porcentual, a 12,25%.

A instituição também dobrou os limites interbancários intraday, igualmente com o propósito de sustentar a moeda local.

As medidas vieram depois que a lira atingiu nova mínima histórica em relação ao dólar, apesar de o BC ter começado ontem a fazer leilões de contratos cambiais a prazo. Às 8h43 (de Brasília), o dólar subia a 3,9572 liras turcas, depois de chegar a ser negociado a 3,9785 liras mais cedo.

Mais recentemente, a fraqueza da lira tem sido influenciada por tensões políticas entre Ancara e Washington. Ontem, o vice-primeiro-ministro turco, Bekir Bozdag, classificou um caso contra Reza Zarrab - um operador de ouro turco-iraniano acusado de tentar evadir sanções dos EUA impostas ao Irã - de conspiração contra a Turquia. Detido nos EUA desde o ano passado, Zarrab deverá começar a ser julgado na próxima semana.

Segundo Tim Ash, estrategista sênior de soberanos para mercados emergentes da BlueBay Asset Management, as medidas de hoje do BC turco foram insuficientes e vieram muito tarde.

Em sua última reunião de política monetária, em outubro, o BC da Turquia manteve todas suas principais taxas de juros inalteradas. O próximo encontro da instituição está marcado para 14 de dezembro, mas alguns analistas acreditam que o BC poderá ter de agir antes.

"Se a desvalorização da moeda (turca) continuar, o banco poderá ser obrigado a anunciar um aumento de juros significativo", comentou Gokce Celik, economista-chefe do QNB Finansbank. Fonte: Dow Jones Newswires.