Economia

BC da Turquia anuncia medidas para conter desvalorização da lira turca

Redação Folha Vitória

Istambul - O Banco Central da Turquia anunciou hoje medidas para sustentar os preços e garantir a estabilidade financeira, em razão da recente forte queda da lira turca em relação ao dólar.

Em comunicado divulgado em sua página na internet, o BC turco informou que ajustou seu mecanismo de opção de reservas, reduzindo o teto para a manutenção de reservas de liras em moeda estrangeira, de 60% para 55%, e diminuindo todas as tranches em 5 pontos porcentuais.

A decisão deverá retirar cerca de 5,3 bilhões de liras (US$ 1,4 bilhão) de liquidez do mercado, garantindo aos bancos aproximadamente o mesmo valor em liquidez, explicou o BC da Turquia.

O mecanismo permite a bancos trocar seus dólares, euros e depósitos em ouro por liras para atender exigências de depósitos compulsórios.

"No período recente, os mercados testemunharam formações de preço irreais que não são consistentes com os fundamentos econômicos", alegou o BC.

A instituição também estabeleceu taxas fixas da lira em relação ao dólar, euro e libra para pagamentos de crédito de linhas de redesconto tomado para exportações e serviços em moeda estrangeira. As taxas ficarão em vigor até 1º de fevereiro de 2018. Segundo o BC, os pagamentos poderão ser feitos em moeda nacional a 3,70 lira por dólar, 4,30 lira por euro e 4,80 lira por libra, contato que ocorram no vencimento.

Às 10h35 (de Brasília), o dólar se enfraquecia a 3,8559 liras, ante 3,8823 liras antes do anúncio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda