Economia

Espírito Santo é o único Estado do país com nota máxima do Tesouro Nacional

Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, o atual governo deixará em caixa R$ 300 milhões para a gestão que assume em 2019

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Ales
Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, a avaliação analisa a capacidade de pagamento dos Estados com base em três indicadores

Em prévia da avaliação dos dados fiscais de 2017, o Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda responsável pela administração financeira do país, classificou o Espírito Santo com a nota A. O Estado é o único do país a alcançar a pontuação máxima na avaliação deste ano. 

Os dados completos serão divulgados na segunda-feira (12). Em 2017, com a avaliação dos dados de 2016, apenas o Espírito Santo e o Pará tinham conseguindo alcançar a pontuação entre as 27 unidades federativas do país. 

O secretário de Estado da Fazenda, Bruno Funchal, informou o bom desempenho do Espírito Santo e explicou que a avaliação analisa a capacidade de pagamento dos Estados com base em três indicadores.

O primeiro é referente ao endividamento, que verifica a capacidade que o Estado tem para pagar as dívidas. O segundo é a poupança corrente, que leva em consideração se a receita está acima da despesa. O terceiro indicador é o índice de liquidez, que é justamente a capacidade do Estado em honrar as obrigações financeiras. 

Ajuste das contas

Segundo Bruno Funchal, esse equilíbrio fiscal distingue o Espírito Santo do restante do país, onde grande parte dos Estados passam por grave crise econômica. 

"Esse ajuste nas contas só foi possível com um maior controle de gastos e medidas impactantes em todos os órgãos do governo. Dessa forma, houve uma diminuição de cargos comissionados e um controle rigoroso das despesas. E mesmo com a queda da receita, nós também diminuímos as despesas, criando um equilíbrio nas contas. Assim, foi possível realizar investimentos de infraestrutura em todo o Espírito Santo, com recursos próprios,  e manter o funcionamento da máquina em dia", afirma o secretário. 

Para Funchal, a nota A é reflexo de uma boa gestão e um dos maiores legados do Governo Paulo Hartung para a nova gestão, que será administrada por Renato Casagrande a partir de 1º de janeiro de 2019.

"A nota máxima do Tesouro Nacional é uma sinalização positiva para empresas e investidores que buscam negócios no Estado. É uma garantia de uma política econômica séria e bem realizada", afirma. 

Próxima gestão

O secretário Bruno Funchal destaca que o controle dos gastos foi um dos maiores desafios do governo Paulo Hartung. Ele também assegura que o fluxo positivo de poupança e as despesas controladas vão propiciar ao próximo governo novos investimentos. 

"Em razão da saúde econômica do Espírito Santo, e das ações do governo Paulo Hartung, estamos recebendo empresas de grande porte que chegam de Estados que passam por graves crises econômicas, como o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul". 

O secretário ressalta ainda o fato de que a atual gestão deixará todas as contas pagas até 31 de dezembro de 2018, e que deixará R$ 300 milhões disponíveis em Caixa. 

Pontos moeda