Economia

Pesquisa aponta que 93 mil famílias estão endividadas em Vitória

Dentre as modalidades de endividamento, o cartão de crédito aparece como a principal causa de dívidas das famílias

Foto: Divulgação

A Pesquisa de Inadimplência e Endividamento do Consumidor (PEIC), divulgada no mês de novembro, indica que o número de famílias endividadas em Vitória subiu para 3% no último mês, em relação ao mês de outubro, o que corresponde a 93 mil famílias.

Quanto à inadimplência, a pesquisa aponta que pelo menos 48,7% do total de famílias de Vitória declaram ter uma conta ou dívida em atraso de pagamento. O número corresponde a cerca de 63 mil famílias. 

A pesquisa, realizada pela Confederação Nacional do Comércio dos Bens, com análise da Federação do Comércio do Espírito Santo (Fecomércio-ES), indica que o cartão de crédito é a principal causa de endividamento das famílias, sendo 89% dos casos. Em seguida, aparece o cheque especial que, de acordo com a pesquisa, representa 55,5% das dívidas das famílias.

Endividado ou inadimplente?

Segundo o economista Pedro Lang, os conceitos podem varias de acordo com as instituições, mas, via de regra, os inadimplentes são aqueles que possuem parcelas ou parte de alguma dívida em atraso. Já o endividado é aquele que tem uma obrigação financeira a ser cumprida. Um exemplo de endividamento é a realização de uma compra parcelada. 

Pontos moeda