Economia

Comerciantes afetados por incêndio em Guarapari ganham linha de crédito especial

O incêndio no centro comercial aconteceu no dia 19 de abril deste ano e, segundo os lojistas, o prejuízo calculado é de aproximadamente R$ 400 mil

O incêndio aconteceu em abril deste ano Foto: TV Vitória

Os comerciantes que atuavam no minishopping atingido por um incêndio na Praia do Morro, em Guarapari, terão atendimento especial nesta sexta-feira (2). O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) vai disponibilizar uma linha de crédito com condições especiais, com baixas taxas de juros e prazo maior de carência. 

O objetivo é amenizar o prejuízo dos donos de pequenos comércios para que possam investir e recuperar seus negócios. O local, conhecido como "Feirinha Shopping Praia do Morro", ficou completamente destruído após o incêndio.

“Precisamos dar apoio a estes empreendedores. O Bandes vai poder suprir grande parte da demanda existente”, afirmou o diretor-presidente do banco capixaba, Aroldo Natal.

A linha de crédito, chamada de “Bandes Emergencial”, terá taxa de 0,95% ao mês (considerando o bônus adimplência, que é um desconto na taxa para parcelas pagas em dia durante doze meses), carência de até 12 meses e prazo de pagamento de até 5 anos.

“O banco está atento às demandas da sociedade. Fizemos uma reunião com lideranças e empresários de Guarapari para poder estruturar a melhor forma de atender”, destaca Everaldo Colodetti, diretor de Crédito e Fomento do Bandes.

O financiamento da linha “Bandes Emergencial” é direcionado para financiar empreendedores, formais e informais, que comprovadamente tiveram prejuízos e danos materiais devido ao incêndio, tendo perda de estoque, máquinas, equipamentos ou avarias nas estruturas físicas dos empreendimentos. O valor será liberado em até 20 dias.

Para ter acesso ao financiamento, o interessado deve procurar diretamente o Bandes pelo telefone 0800 283 4202. Por este canal de atendimento, os empreendedores serão orientados pelos atendentes do banco sobre os documentos necessários para o enquadramento na linha “Bandes Emergencial”.

Pontos moeda