Negócio conectado abre portas para novos mercados

Compartilhar

Publieditorial
Economia

Negócio conectado abre portas para novos mercados

As inovações tecnológicas vieram para ficar e adaptar-se aos novos tempos tornou-se imprescindível para a sobrevivência do negócio

Foto: Reprodução

Plugar-se e conectar-se são palavras que ganharam força e destaque no mundo digital e dos negócios. Para quem empreende um negócio novo ou está no mercado há muitos anos, entender o impacto da transformação digital e agir estrategicamente é fundamental para o sucesso e até mesmo para a sobrevivência da empresa. Por isso é preciso se adaptar e tirar proveito das inovações tecnológicas.

Segundo estudo divulgado pelo The Boston Consulting Group (BCG), a internet influencia mais de 50% das compras feitas em lojas físicas. A pesquisa “Transformação Digital nas MPEs”, realizada pelo Sebrae entre abril e junho deste ano, também identificou o nível de informatização das micro e pequenas empresas e mostrou que, atualmente, 72% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes e 40% deles possui perfil no Facebook.

Foto: Reprodução

Essas duas mídias sociais são as ferramentas mais usadas pelas MPE na divulgação de produtos e serviços. Também são utilizadas para estreitar o relacionamento com os clientes e ampliar as vendas. Assim, o consumidor pode estar em um espaço físico, utilizando um aplicativo para comprar, ou pode fazer todo o processo de pesquisa e reserva on-line e apenas pegar o produto pessoalmente na loja. Essa nova estratégia é fruto direto do impacto da transformação digital nos negócios e vem ganhando cada vez mais espaço e adesão a partir das mudanças no perfil do consumidor.

Segundo o analista do Sebrae/ES, Carlos Perrin, os empreendedores entendem a importância dos meios digitais. Por outro lado, relatam que não têm tempo para criar esse relacionamento nas redes sociais. “Quem não se transformar será esquecido, já que é um movimento muito rápido. Para permanecer no mercado é preciso ter diferenciais e tirar as inovações do papel e trazer para a vanguarda”, orienta.

Foto: Reprodução

Para esclarecer e mostrar as funcionalidades do mundo digital, o Sebrae/ES inicia nesta segunda-feira, dia 19, o Plugue-SE, um evento com doze dias de duração e que reúne especialistas em palestras presenciais e on-line, falando de temas voltados para atender a diversos setores da economia.

Na abertura, a estrategista de Futuros Negócios, Jaqueline Weigel, fará a palestra “Conectando empresas e pessoas ao futuro”, tratando de termos que estão se incorporando ao mundo atua, como mindset e liderança exponencial. Ainda na programação há palestras específicas sobre agronegócio, sustentabilidade, arte e até gamificação como o Scape 30’ Sebraetec, que propõe uma nova visão para a resolução dos problemas de uma empresa.

As inscrições para as palestras são gratuitas e devem ser feitas através do site https://pluguese.com.br/.

O Sebrae/ES é uma instituição de fomento ao empreendedorismo e à competitividade dos pequenos negócios e, por isso, disponibiliza serviços relacionados à pesquisa e identificação de ideias de negócios até o desenvolvimento do plano de negócio e orientação para a gestão da empresa. A instituição possui capacitações e consultorias sobre Empreendedorismo, com destaque para o Empretec, programa de desenvolvimento de empreendedores. Mais de 450 ideias de negócios também podem ser conhecidas em www.es.sebrae.com.br. Capacitações on-line gratuitas também estão disponíveis em www.ead.sebrae.com.br, como o curso “Empreendedorismo como opção de carreira”. Ainda é possível fazer um agendamento ou ter atendimento on-line, com um especialista em negócios, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.