Entretenimento e Cultura

Desfile das escolas de samba pode ter 11 agremiações na sexta-feira. Confira!

Se a filiação for confirmada pelo Conselho Deliberativo da entidade, as agremiações vão desfilar em pé de igualdade com as agremiações da Liga

Nova reviravolta no Carnaval Capixaba 2018. As agremiações da Federação Capixaba das Escolas de Samba (Fecapes), que desfilariam no domingo, dia 04 de fevereiro, foram convidadas a se filiarem a Lieses (Liga Espírito-santense de Escolas de Samba). Dessa forma, elas desfilariam na quinta (01) e sexta-feira (2). 

Se a filiação for confirmada pelo Conselho Deliberativo da entidade, as agremiações vão desfilar em pé de igualdade com as agremiações da Liga, totalizando 11 escolas de samba na disputa pelo título do Grupo A.

Com isso, o Grupo A do Carnaval Capixaba será formado por Tradição Serrana, Unidos de Barreiros, Rosas de Ouro, Imperatriz do Forte, Independentes de São Torquato, Chega Mais e Chegou o que Faltava, além das escolas da Fecapes: Império de Fátima, Mocidade Serrana, União Jovem de Itacibá e Mocidade da praia.

Independentes de Eucalipto 

A única escola da Fecapes contraria a filiação é a Independentes de Eucalipto. Segundo o presidente da escola, Neno Bahia, se a filiação for confirmada, a Eucalipto terá que verificar em qual dia desfilará, mas a escola tem uma certeza, vai para a avenida. "Nos vamos desfilar de qualquer forma. Temos uma responsabilidade com a comunidade, com os sambistas e com o poder público. Devido aos investimentos já realizamos, e ao carnaval planejado, jamais ficaríamos de fora do carnaval 2018", ressalta. 

Além disso, Neno Bahia afirma que a Independentes de Eucalipto não autoriza a Lieses a falar em nome da agremiação. E que a escola continua filiada na Fecapes.

Lieses

O presidente da Lieses, Jadilson Damasceno, afirma que o convite partiu para fortalecer as agremiações que são filiadas a Fecapes. Dessa forma, elas garantem o direito de desfilar e disputar o título do Grupo A.

"O convite serve para viabilizar o desfile dessas agremiações, já que percebemos que elas fizeram um bom trabalho ao longo do ano. Com eventos e muita seriedade", afirma.

Jadilson também afirma que o público que acompanhar dos desfiles do Grupo A pode esperar  que as escolas se apresentem com seriedade, beleza, muita organização e alegria. E que para 2019, a expectativa é de crescimento. 

Reportagem: Gustavo Fernando

Pontos moeda