Entretenimento e Cultura

Grupo de dança alemã faz apresentação especial na 30ª Sommerfest em Domingos Martins

Espetáculo "35 anos de resgate da Cultura Germânica no ES" vai contar a história do Grupo, que completa 35 anos de atividades em fevereiro

Foto: Divulgação e arquivo pessoal dos Integrantes

O Grupo de danças Folclóricas Alemãs Bergfreunde de Campinho, fará uma apresentação especial durante a programação da 30ª Sommerfest neste fim de semana. O Festival celebra a imigração germânica em terras capixabas e acontece a partir desta quinta-feira (31) na cidade de Domingos Martins, região serrana do Espírito Santo.

No sábado (02), o grupo vai apresentar o espetáculo "35 anos de resgate da Cultura Germânica no Espírito Santo". Cada coreografia executada pelo grupo estará representando um capítulo dessa história que começou em 1984 e que já levou a cidade de Domingos Martins e o Espírito Santo para diversos lugares do país e do mundo, além de contribuir diretamente na formação de outros grupos folclóricos no Estado.

"Vai ser especial e emocionante. Antes deste trabalho, iniciado com o grupo de danças e com criação da Casa da Cultura, os descendentes desses imigrantes germânicos praticamente não tinham uma ligação com seu passado, com sua história. Não havia esse sentimento de identificação com cultura dos antepassados", comenta Willian Mayer, coordenador do grupo folclórico.

A apresentação especial do grupo começa às 19h30, no palco principal, logo após o encerramento do desfile cultural. Categorias Platter, Infantil e Infato-juvenil do Bergfreunde também se apresentam. No último ano, o Grupo Folclórico Bergfreunde intensificou os trabalhos e reativou outras categorias de dança, que também vão se apresentar na edição deste ano da Sommerfest.

Veja a programação:

>> Na quinta-feira (31), às 19h, será a vez do Grupo Folclórico "Der Fröhlicher Kreis" (O Círculo Feliz) - categoria Infantil. 

>> Na sexta-feira (01), quem se apresenta é a categoria infanto juvenil "Tanzfreude" (Alegria de Dançar). 

>> Já no domingo (03), quem se apresenta é a categoria de "Schuhplatter" (dança tradicional da Bavária), com o "Hügelmanner platter", às 14h. Todas as apresentações acontecem no palco principal. 

Pontos moeda