Entretenimento e Cultura

Praias, cachoeiras e rios: veja onde aproveitar o verão no ES

As altas temperaturas registradas são um convite à curtição. Com cerca de 400 quilômetros de litoral e muitas opções espalhadas de Norte a Sul do Espírito Santo, o que não falta é opção de destinos incríveis

Férias e verão são a combinação perfeita para conhecer novos lugares. Com o verão 'bombando' no Espírito Santo, tudo o que as pessoas querem é viajar. 

Que tal aproveitar a estação para conhecer novos lugares? Veja a lista preparada pelo Jornal Online Folha Vitória e divirta-se!

Praia do Ermitão

Foto: @terracapixaba

A Praia do Ermitão ou Praia das Conchas, em Guarapari, fica localizada ao lado esquerdo da Praia do Morro e ainda é pouco conhecida pelos capixabas. Deserta e bem isolada do movimento cotidiano, o visual paradisíaco da praia é composto por areia dourada, águas transparentes e verde da mata atlântica. O local é protegido pelo Parque Natural Municipal Morro da Pescaria, por isso é necessário fazer uma trilha para ter acesso à praia.

Hidrolândia

Foto: Reprodução

Nos pés da Serra do Caparaó, em Iúna, a Hidrolândia é um atrativo e tanto para quem gosta de contemplar a natureza, se aventurar e tomar banho de cachoeira. Um dos lugares mais frequentados pelos banhistas é um poço formado por uma queda de água cristalina que conta com uma grande variedade de pedras, o que chama atenção e deixa a região ainda mais bonita.

Cachoeira Pedra Roxa

Foto: Divulgação

Entre os rios, cachoeiras e montanhas, o local que mais se destaca no município de Ibitirama é a famosa Cachoeira Pedra Roxa. Também conhecida como Águas Verdes, a cachoeira é cercada por montanhas e possui piscinas de água natural e cristalinas. O local tem espaço para camping e um visual que impressiona os visitantes.

Pedra Azul

Foto: Márcio Valeriano

Não é só praia, cachoeira, sombra e água fresca que os capixabas vivem, não é mesmo?! Tem também a turma dos que gosta de curtir um clima mais agradável e apreciar as belas paisagens que a região das montanhas oferece. Uma boa opção por lá é o Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins. O local foi reaberto e funciona de terça-feira a domingo, das 08h às 17h.

Itaúnas

Foto: Divulgação

O litoral capixaba é dono de paisagens e belezas naturais impressionantes. Um dos locais mais procurados durante as férias é Itaúnas, em Conceição da Barra. As dunas que chegam a até 30 metros são os atrativos da região, além de praias e roteiros noturnos com muito forró.

Ilhas Itatiaia

Foto: Iures Wagmaker

Bem pertinho da Capital, o acesso às Ilhas Itatiaia, em Vila Velha, só é possível de duas maneiras: nadando ou pagando algum pescador da colônia da Praia de Itapoã para levar até lá. Quem optar por nadar, a distância é de cerca de 200 metros. Já quem prefere não arriscar, o valor do passeio de barco é partir de R$ 30 ida e volta, com direito a colete para cada passageiro por questões de segurança. O local é um arquipélago com águas cristalinas.

Sítio Gava - Viana

Foto: Divulgação / Prefeitura de Viana

Viana tem um lugar que desperta a atenção pelas belezas e que possui piscinas em meio à natureza: o Sítio Gava. O local possui espaço para camping, pesque e pague e lanchonete para os visitantes. O Sítio fica aberto nos finais de semana e feriados, das 9h às 18 horas.

Fazenda Parque Vale do Moxuara - Cariacica

Foto: Divulgação

A Fazenda Parque Vale do Moxuara, localizado na Zona Rural de Cariacica, é um dos principais cartões postais do Espírito Santo. O local possui o maior complexo de esportes de aventura do estado e almoço temático com personagens ao sabor da gastronomia rústica do fogão a lenha. O parque funciona de terça a sexta, das 10h às 18 horas.

Cachoeira da Vovó Lúcia - Alfredo Chaves

Foto: Iures Wagmaker

Chegando à região Serrana, a Cachoeira da Vovó Lúcia, em Alfredo Chaves, é apenas uma das atrações do município. Localizada em Ibitiruí, o local possui duas quedas d'água que compõe um lindo cenário onde também é possível encontrar um pequeno barzinho para degustação de bebidas e comidas típicas da região.

Balneário de Mucurici

Foto: Divulgação/Prefeitura de Mucurici

No extremo norte capixaba, uma opção é o Balneário de Mucurici, que fica a pouco mais de 130 quilômetros do centro de São Mateus, em um percurso aproximado de duas horas. No local, uma represa construída para minimizar o problema da seca na cidade, é possível aproveitar para prática de diversas atividades esportivas, como natação, vôlei de praia, canoagem, caminhada e muito mais.

Lagoa Juparanã - Linhares

Foto: Divulgação

Localizada entre três municípios, Linhares, Sooretama e Rio Bananal, a Lagoa Juparanã faz juz ao nome, que em tupi significa "Mar de Água Doce". São 90 km de perímetro, 38 km de comprimento por 3 km a 5 km de largura, possui 63.7229 km2 de espelho d'água.

Pontos moeda