Entretenimento e Cultura

Bairro da Liberdade recebe comemorações do Ano Novo Chinês

Redação Folha Vitória

São Paulo - Neste final de semana, o bairro da Liberdade, localizado na região central de São Paulo, recebe as comemorações da chegada do Ano Novo Chinês. Cerca de 200 mil pessoas, 40 mil a mais que no ano passado, são esperadas pelos organizadores do evento neste sábado, 21, e domingo, 22. A 10ª edição da festa celebra a chegada do ano da cabra, que segundo o horóscopo chinês significa paz, harmonia e dinheiro.

Comemorado oficialmente há uma década na capital paulista, onde se localiza a maior colônia chinesa do País, o evento público já é considerado o maior do gênero fora da China. No Brasil, o Ano Novo Chinês é comemorado há dois séculos, desde que os primeiros imigrantes desembarcaram no Rio de Janeiro, com auxílio da coroa portuguesa, para introduzir a cultura do chá na agricultura nacional.

Para celebrar o ano da cabra, a comunidade chinesa planejou uma série de apresentações durante os dois dias de festividades. Entre elas, o tradicional desfile do dragão e do leão, para espantar os maus espíritos e trazer boas energias para o ano que começa, um culto ecumênico, com as principais lideranças das religiões chinesas no Brasil e a tradicional cerimônia da prosperidade e fogos de artifício.

Outras atrações como pintura chinesa, show de troca de máscaras Bian Lian, dança do leque, apresentação de corais infantil e adulto budista, danças com senhoras chinesas em trajes típicos, pop chinês, feng shui, Tai Chi Chuan, Qi Gong e artes marciais também farão parte das comemorações.

Diferente do tradicional branco, usado para simbolizar a paz na virada do ano, a cor predominante da celebração chinesa é o vermelho, usado para espantar os maus espíritos, trazer prosperidade e boa sorte.

Gastronomia e cultura

Ao todo, serão 18 barracas que comercializarão pratos típicos, como os tradicionais yakisoba, guioza, rolinho primavera e a pamonha chinesa. Os preços variam entre R$15 e R$20.

SERVIÇO

Evento: Ano Novo Chinês - Ano da Cabra

Data: 21 e 22 de fevereiro

Horário: 21/02 (sábado) das 12h às 20h / 22/01 (domingo) das 11h às 18h

Local: Praça da Liberdade - São Paulo

Site: http://anonovochines.org.br/

Pontos moeda