Entretenimento e Cultura

Diretor capixaba lançará filme com reflexões sobre racismo na infância

O filme conta a história de Victor, morador da Barra do Jucu, em Vila Velha

Foto: Luara Monteiro

O cineasta capixaba Adriano Monteiro lançará nas telas do Cine Metrópolis seu curta-metragem de ficção "Guri", produzido com recursos do Fundo de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo, que estreará no dia 26 de março. Ele pretende distribuir o filme, que traz reflexões sobre o racismo na infância, como ferramenta pedagógica nas escolas.

A proposta é abordar as brincadeiras infantis que marcaram época e quase não são vistas pelas gerações atuais, ao mesmo tempo tocando em questões profundas da perspectiva da criança negra, debatendo o racismo em sua forma - segundo o diretor - naturalizada entre as crianças por brincadeiras e piadas.

Adriano pretende levar a discussão para as salas de aula através do curta. “O filme privilegia um elenco composto em sua maioria por crianças, e quer tocar em um tema delicado: o racismo na infância. Ele quer fomentar esse debate na família, na escola e em outras instâncias da sociedade”, afirma Adriano Monteiro.

Sinopse

O curta se passa na Barra do Jucu, em Vila Velha, e narra as aventuras de Victor, um menino de 12 anos cujo sonho é vencer um campeonato de bolinha de gude. O protagonista mora na periferia e, graças à educação de sua mãe, Madalena, encontra na música os seus principais referenciais estéticos. Ele adota um corte de cabelo Black Power que chama atenção entre seus colegas.

O curta-metragem, contemplado pelo Edital 029/2017 do FunCultura, será lançado no dia 26 de março, às 19 horas no Cine Metrópolis (UFES) e, após a exibição, haverá bate-papo com o diretor, elenco e convidados. 

Informações Gerais:

Sessão Especial de Lançamento
Curta-metragem Guri (Direção e roteiro Adriano Monteiro)
Data: 26/03 às 19h
Local: Cine Metrópolis ( UFES)
Sessão de Abertura: Websérie Palavra Negra
Pontos moeda