Entretenimento e Cultura

De graça, exposição com tecnologia usada nos filmes de Hollywood chega em Vitória

Mostra “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci” ser´a aberta ao público nesta quarta-feira (8)

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: THAMIRIS GUIDONI

Uma exposição cheia de sentimento, projeções e tecnologia usadas nos filmes de Hollywood chega em Vitória. A partir desta quarta-feira (8), o público capixaba poderá visitar “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”, que acontece em Jardim da Penha, na capital. 

Com entrada gratuita, a mostra será realizada na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), e conta com ambientes audiovisuais incríveis, recursos tecnológicos como realidade aumentada, réplicas das invenções e da arte do criador de Mona Lisa.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Entretenimento? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Com aproximadamente mil metros quadrados e nove áreas, a mostra será aberta ao público nesta quarta-feira (8). Para quem quiser visitar a exposição, basta acessar o site e agendar a visita gratuitamente pelo site www.museuvale.com

25 MINUTOS DE PROJEÇÃO

Com uma tecnologia exclusiva e usada pela primeira vez no Brasil, o público poderá visitar, em uma das salas de projeções, uma animação inédita sobre a vida de Leonardo da Vinci que integra as mais modernas técnicas de computação gráfica com as obras do artista, levando o público a uma experiência única.

"O público poderá visitar a área de projeção que tem 25 minutos de vídeo. Nesta sala nós temos um conteúdo exclusivo no Brasil", pontuou o curador da exposição, Thiago O Carvalho.  

Em outro ambiente da mostra, os visitantes poderão se divertir com imagens das invenções de Da Vinci, como um protótipo do helicóptero e um carro a manivela, “saltando da tela” com o recurso de realidade aumentada.

"Pela primeira vez estamos usando tecnologias para projeção que nunca se utilizou antes. Usamos inteligência artificial para a composição das cenas. Usamos o software de cinema. E o mesmo software de cinema também foi usado para a criação de um humano digital. No final da projeção tem um Leonardo da Vinci que não é real, mas um humano digital". 

Foto: THAMIRIS GUIDONI
Thiago O Carvalho é curador da exposição
"Um dos destaques da exposição é a Sala das Conquistas. Lá vamos falar sobre objetos aéreos, armas e tudo o que ele pensou em termos de estratégias militares. Já a Sala Roxa tem a ver com sabedoria e nobreza. Ali trazemos todas as pinturas de Da Vinci em proporções reais. Nós reproduzimos a última ceia em praticamente um tamanho real. Conseguimos ver os detalhes da obra, que era o nosso grande desafio". 

Durante essa viagem pelas invenções e criações de Da Vinci, os visitantes vão poder conhecer mais sobre o legado e o processo criativo do artista por meio de recursos tecnológicos, objetos, painéis e ambientes audiovisuais.

“Essa exposição conecta Sa Vinci ao nosso tempo com uma linguagem contemporânea e lúdica que proporciona novas vivências da cultura. Daí a sinergia com a atuação do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, sempre pautada pela diversidade de expressões artísticas, pela inovação e pela ampliação e fortalecimento da relação museu-escola para além dos espaços convencionais, criando novas e múltiplas experiências de aprendizagem, individuais e, principalmente, coletivas”, comenta Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

Além disso, a experiência dialoga com a linguagem atual de crianças e jovens e se expande em uma programação construída com o programa educativo do Museu Vale, ampliando as experiências de aprendizagem.

"Estamos comemorando 25 anos de Museu Vale e essa é a 55ª exposição. Já trouxemos artistas internacionais, de grande peso e trabalho. Esse agora é um projeto Extramuros, então trazemos essa grande exposição. Pra gente é uma satisfação muito grande estar no Galpão do Ifes proporcionando essa grande exposição informativa, imersiva e com muita tecnologia de ponta. Essa é uma tecnologia usada em filmes de Hollywood. É um trabalho muito bonito", disse o diretor do Museu Vale, Ronaldo Barbosa.

THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI
THAMIRIS GUIDONI

Jadir Pela, reitor do Ifes, falou sobre parceria e felicidade por fazer parte desse extraordinário mundo de Da Vinci.

"O Instituto Federal do Espírito Santo é uma instituição que vem desenvolvendo atividades há mais de um século, além da inovação. Inovação traz desenvolvimento, gera emprego e renda. Essa relação da Cidade da Inovação com a arte e cultura está no DNA do Ifes"

Com um projeto inovador, o público terá uma experiência única. 

"Pensamos a Cidade da Inovação como um espaço democrático, aberto à sociedade, e voltado ao desenvolvimento do nosso estado. E a cultura é parte fundamental desse processo. Por ora, já realizamos atividades administrativas no local, portanto essa será a primeira vez que o espaço contará com uma atividade aberta ao público. E começamos com essa parceria com a Vale, que tem uma vasta experiência e vivência em entregar cultura para o estado do Espírito Santo".​

EXPOSIÇÃO “O EXTRAORDINÁRIO UNIVERSO DE LEONARDO DA VINCI”

Foto: THAMIRIS GUIDONI
Período: de 8 de março a 30 de abril de 2023
Local: Cidade da Inovação do Ifes
Endereço: Avenida Anísio Fernandes Coelho, Jardim da Penha, Vitória
Visitação: terça a sexta-feira, das 8h às 17h (início da última sessão às 16h), e aos sábados e domingos, das 10h às 18h (início da última sessão às 17h)
Agendamento gratuito no site: www.museuvale.com
Grupos escolares: Educativo Museu Vale – (27) 99252 7525
Entrada gratuita
Classificação livre

Programa Educativo e formação de jovens aprendizes

O Programa Educativo do Museu Vale vai explorar curiosidades sobre Da Vinci e mostrar como suas criações são incorporadas à nossa cultura até hoje. Também podem ser agendadas visitas mediadas, por escolas e grupos, de terça a sábado. A programação educativa no local da exposição vai incluir ainda o workshop “Asas da Imaginação”, que compartilhará o conhecimento artístico-científico do mestre renascentista.

No processo de montagem da exposição, o Museu Vale também ofereceu oportunidade de formação na área de produção cultural para jovens da região. Na edição 2023 do Programa Aprendizes, jovens entre 15 e 18 anos receberam orientação teórica e prática relacionada às etapas de montagem e expografia, participando dos bastidores da produção de “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

São mais de 450 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal entre 2021 e 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

A experiência imersiva pela vida e obra do maior gênio do Renascimento é realizada pelo Museu Vale, com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será apresentada pelo museu na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jardim da Penha, Vitória.



Pontos moeda