Entretenimento e Cultura

Show de MC Pipokinha: casa noturna é interditada em Cariacica

De acordo com a prefeitura, o local não continha a documentação necessária para a realização do evento

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Instagram/ MC Pipokinha

A Prefeitura de Cariacica decidiu interditar a casa de shows que receberia o show da funkeira MC Pipokinha, previsto para acontecer neste domingo (12). De acordo com o município, espaço não contava com os documentos necessários para que o evento fosse liberado.

O local foi interditado na manhã desta sexta-feira (10), segundo o município. Batizada de  Aldeia Mix Club, a casa de shows, que fica na Rodovia Leste Oeste, no bairro Parque Gramado, pretendia fazer a inauguração do espaço com um show de Pipokinha.

"A Prefeitura de Cariacica informa que realizou na manhã desta sexta-feira (10) uma ação de fiscalização na casa de shows onde seria realizada a apresentação da artista e emitiu dois autos de interdição, uma vez que o local não possui documentação de funcionamento, nem autorização sonora", diz o município, em nota.

Aldeia Mix Club cancela show 

A casa noturna enviou posicionamento para a reportagem na noite desta sexta.

Foto: Reprodução/ Rede Social

Deputado aciona MP e pede que show de MC seja suspenso

Nesta quinta, o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) havia acionado o Ministério Público Estadual (MPES), por meio da Promotoria de Justiça de Infância e da Juventude de Cariacica, pedindo que o órgão ministerial suspenda o show da funkeira MC Pipokinha, previsto para acontecer no município no próximo domingo (12).

O deputado alegava que a MC, durante as suas apresentações, faz apologia ao sexo e ao uso de drogas.

Na ação, Vandinho ainda pedia que  fossem averiguados todas as documentações e alvarás do evento, e que, caso fossem encontradas irregularidades, o show fosse cancelado definitivamente.

Para justificar o pedido direcionando ao MP, o deputado diz que se sente na responsabilidade de preservar o bem-estar da população, bem como proteger crianças e adolescentes do que ele chama de prática ilegais.

Vale ressaltar que, de acordo com a organização do show da funkeira no Estado, o evento é direcionado ao público maior de 18 anos.

Em outro ponto da ação, o parlamentar afirmou ter sido amplamente divulgado, em vários meios de comunicação, que o show de Pipokinha é marcado pelo consumo excessivo de álcool e entorpecentes, além da prática de sexo explícito no palco.

A assessoria jurídica do deputado juntou à ação uma série de notícias veiculadas recentemente, em que as apresentações da MC são alvo de críticas e questionamentos.

Por fim, o deputado argumentou que a liberdade de expressão e de manifestação artística não pode ser usada como "justificativa para violar a lei".

“O Estado tem o dever de proteger a moral e os bons costumes da sociedade e a realização de um evento com práticas ilegais e imorais deve ser combatida. A liberdade de expressão e de manifestação artística não pode ser usada como justificativa para violar a lei”, disse Vandinho.

Além disso, Vandinho destacou que a proibição de eventos como esse não é uma questão de censura, mas sim de responsabilidade e proteção da população. "A arte e a cultura podem e devem ser valorizadas, mas sempre dentro dos limites da lei e dos valores morais da sociedade", explica o deputado.

O MPES foi procurado pela reportagem para informar a respeito das ações que poderiam ser tomadas a partir do pedido do deputado. 

Por meio de assessoria, o órgão informou que, por ter sido protocolado nesta sexta, o documento ainda estava sendo analisado pela promotoria responsável.

Polêmicas envolvem Pipokinha

Durante esta semana, as redes sociais receberam relatos de que a própria MC Pipokinha teria feito uma demonstração explícita e real de suas letras com uma fã que subiu ao palco durante uma apresentação.

A artista apareceu em um vídeo recebendo sexo oral da fã, atitude teria chocado vários internautas. O vídeo foi gravado, supostamente, em uma casa de swing para maiores de 18 anos.

A cantora ainda tem muitas outras polêmicas: em uma entrevista ao podcast "Creators", disse que já ganhou mais de R$ 500 mil com o perfil no Privacy, página de conteúdo adulto.

Outra polêmica foi a MC comparando o que ganha nos shows com o salário de uma professora. Um fã disse que havia discutido com a professora e a cantora respondeu: "Meu baile tá 70 mil, só 30 minutinhos em cima do palco. Ela não ganhar nem 5 mil sendo professora", disse a MC Pipokinha.

Pontos moeda