Entretenimento e Cultura

Páscoa é tema de curso oferecido durante Semana da Língua Alemã

Projeto “Páscoa + Tradicional” tem 10 vagas abertas e inscrições podem ser realizadas na Biblioteca Municipal ou na Secretaria de Cultura e Turismo

Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Domingos Martins

Em Domingos Martins, a Páscoa é uma das épocas mais festivas do ano, sendo celebrada com uma grande programação especial em diversos pontos da cidade, que você confere nesse link. Neste ano, a senhora Hilda Braun desenvolve o projeto “Páscoa + Tradicional”, que tem por objetivo preservar e perseverar as tradições germânicas.

O projeto contempla a realização de um curso e uma exposição temática com mais de 50 itens alusivos à Páscoa durante a programação da Semana da Língua Alemã, realizada até o dia 14 de abril.

A realizadora do projeto, senhora Hilda Braun, é uma grande conhecedora e referência na cultura alemã na cidade serrana e ministrará um curso gratuito sobre a arte da decoração de ovinhos pintados à mão e a confecção da Osterbaum na próxima quinta-feira (11).

Para o curso, são oferecidas apenas 10 vagas e as inscrições são realizadas na Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão (ao lado do Centro Cultural Imperador) ou na Secretaria de Cultura e Turismo, no segundo andar do pavilhão da Igreja Luterana de Campinho.

O curso vai abordar o processo do artesanato, desde a abertura correta das cascas, higienização adequada, técnicas de pintura, decupagem, colagem, além da fixação em diversos suportes como cordas e alças. “É possível fazer uma decoração tradicional e muito bonita utilizando materiais baratos e fáceis de encontrar”, comenta dona Hilda.

Para a realização do curso, dona Hilda pede que os participantes levem alguns materiais: tinta brilhante ou fosca de cores diferentes, guardanapos decorados para decupagem, palitos de churrasco, árvores e galhos secos, cascas de ovos, ovos inteiros e pincéis de cerdas macias.

Exposição cultural

Ainda dentro do projeto “Páscoa + Tradicional”, dona Hilda prepara uma exposição temática de Páscoa em sua própria casa, onde reunirá o acervo para visitação do público. Mais de 12 versões da Osterbaum estarão disponíveis, além de coelhos, cestas, arranjos, ninhos, guirlandas e pássaros.

“Sempre me interessei pela nossa cultura e gosto muito de repassar isso, de compartilhar com as pessoas. Não podemos deixar isto se perder. É preciso que mais pessoas se interessem e contribuam para a continuidade”, afirma dona Hilda.

A exposição será aberta oficialmente com o curso na quinta-feira (11) e seguirá aberta para visitação nos finais de semana, das 9h às 17h, até o dia 21 de abril, com entrada gratuita. Visite!

Pontos moeda