Entretenimento e Cultura

Artista capixaba cria obra exclusiva para entrega do prêmio Art et Décor 2015

O quadro, que chama atenção pelas cores e pela beleza, possui um conceito baseado na liberdade. Para Ficore, criador da obra, o quadro é leve e poético

O quadro chama atenção pela beleza e pelas cores Foto: Divulgação

A paixão pela pintura começou ainda muito cedo para ele, por volta dos cinco anos. Os rabiscos inicias de criança ganharam forma, estilo e fama em todo o mundo. Na última quarta-feira (27), os profissionais e convidados que compareceram à  9ª edição do Prêmio Art et Décor puderam conferir de perto uma obra de arte inédita e exclusiva do grafiteiro e artista plástico Ficore (30).

No quadro, que ainda não recebeu um nome, Ficore utilizou spray e técnicas com referencial do graffiti. Segundo o artista, a obra começou a ser pintada na quarta-feira, por volta das 15h00. “ Comecei ainda durante a tarde. Finalizei quase 22H30. Foi uma obra feita para o evento”, afirmou.

O quadro, que chama atenção pelas cores e pela beleza, possui um conceito baseado na liberdade. Para Ficore, a obra é leve e poética. “ Busquei mostrar a paixão pela liberdade. No quadro existe uma mulher e pássaros. Os pássaros surgem no céu e voam de encontro ao corpo dela. Os pássaros representam a liberdade, e mostram poesia ao se relacionarem com a mulher. Ainda não coloquei um título. Geralmente ele surge depois, a partir de toda uma relação”, explicou.

O artista tem painéis pintados no exterior. Uma de suas obras, feita na cidade italiana de Spinoso, foi tombado como patrimônio cultural do município. Para o talentoso capixaba, todo o reconhecimento é fruto de uma vida dedicada à arte.

“É uma realização muito especial. Vejo esse momento como um reflexo de tudo que plantei. Irriguei sementes e hoje colho os frutos. O que era diversão, paixão, virou uma profissão. Representar o Estado e levar o Espírito Santo para o mundo contextualiza todo o meu sentimento pela arte”, disse.

Com a arte intrínseca à alma, Ficore tem diversos projetos a serem realizados ainda neste ano. Em junho, o artista tem uma participação agendada participar de uma exposição coletiva na Ufes. O artista participou da 3ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art, em São Paulo. Sua obra continua exposta no prédio. Além disso, o artista está produzindo uma série de obras em madeiras e telas.

Pontos moeda