Entretenimento e Cultura

Espaço expõe peças produzidas a partir de técnica alemã

Conhecida como pintura campestre, a técnica Bauernmalerei é declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Domingos Martins e possui origem alemã

Foto: Divulgação/Prefeitura de Domingos Martins
Peças produzidas a partir da técnica alemã, Bauernmalerei

Já conhece o Espaço Bauernmalerei? O Espaço é um anexo à Casa da Cultura de Domingos Martins e está realizando exposições e comercializações de produções dos moradores da cidade serrana que se dedicam à técnica Bauernmalerei, também conhecida como pintura campestre.

O local recebe cerca de 500 visitantes por mês e o objetivo é estimular a tradição e o turismo da cidade, além de gerar renda aos artesãos. O Espaço é uma das formas de valorizar a pintura Bauernmalerei na cidade e continuar perpetuando esta arte alemã que veio com os imigrantes alemães há tantos anos.

Atualmente, o artesanato é a principal fonte de renda de vários artesãos que se dedicam à essa técnica, como a bióloga e artesã Ariana Majevski. “A loja aumentou a visibilidade do nosso trabalho. Temos homens e mulheres de idades variadas fazendo Bauernmalerei, mas os jovens não conseguem se dedicar mais por conta da rotina pesada de estudos e trabalhos”, lembra a artesã.

O Espaço Bauernmalerei fica no anexo embaixo da Casa da Cultura e está aberta de terça-feira a domingo, das 9h às 17h. Faça uma visita e valorize as obras produzidas pelos artesãos da cidade!

Técnica alemã

Conhecida como a pintura campestre, a técnica Bauernmalerei, nome alemão, é declarada Patrimônio Cultural Imaterial de Domingos Martins desde 2017. A técnica apresenta aos moradores e turistas pinturas de flores que enchem a cidade serrana de muita alegria.

Além de trazer beleza ao município, a técnica é uma tradição entre os moradores e fonte de cursos para eles, que já contam com mais de 20 admiradores e praticantes da pintura campestre, conhecidos como artesão da técnica Bauernmalerei.

As pinturas podem ser realizadas em móveis de madeira de reaproveitamento, itens para jardim, religiosos e de cozinha, garrafas e caixas. A técnica foi resgatada em 2006 por voluntárias de origem germânica da cidade e faz sucesso até hoje.

Espaço Bauernmalerei

Endereço: Travessa Augusto Schwambach, embaixo da Casa de Cultura de Domingos Martins
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h 

Pontos moeda