Entretenimento e Cultura

Feira de literatura e cultura capixaba segue até domingo no campus da UFES

O evento é ponto de encontro da cultura capixaba, reunindo escritores, músicos, dançarinos, folcloristas, artistas, escolas e comunidade

Foto: Breno Ribeiro

A sexta edição da Feira Literária Capixaba (FLIC-ES) começa nesta quarta-feira (22) e segue até domingo (26), no campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória. A homenageada deste ano é a munícipe de Serra, Judith Leão Castello Ribeiro. 

Neste ano, a feira promove a diversidade como foco e traz nomes conhecidos da cultura como Conceição Evaristo, Marco Lucchesi e José Arrabal. Durante os dias do evento, o público contará com oficinas, palestras e apresentações culturais envolvendo mais de 300 artistas, mesas redondas e workshops sobre arte e literatura, além do lançamento de mais de 80 livros. 

O evento é gratuito e aberto ao público. Clique aqui e confira a programação completa dos cinco dias. 

Quem foi Judith? 

Evento importante do calendário do Espírito Santo, a FLIC-ES deste ano homenageia Judith Leão Castello Ribeiro. A capixaba nasceu no município de Serra e tornou-se professora muito jovem, marcando presença na educação e na política capixaba, como educadora, ensaísta, escritora e primeira mulher eleita Deputada Estadual no Espírito Santo, com vários mandatos focados nas áreas de educação, cultura e bem-estar social. 

Ao descobrir que as mulheres não podiam integrar a Academia Espírito-santense de Letras, juntou-se a outras personalidades femininas das artes e letras e fundaram a Academia Feminina Espírito-santense de Letras, sendo, Judith, a primeira presidente. Entre outras ações dessa mulher pioneira está a criação da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFFEC), em Vitória.

Pontos moeda