Entretenimento e Cultura

Morre o ator Guilherme Karan aos 58 anos

Guilherme Karan fez sucesso na TV Pirata, com os personagens Zeca Bordoada e o capanga Agronopoulos. O último trabalho do ator foi na novela América, em 2005

Guilherme Karan sofria com doença degenerativa hereditária Foto: Divulgação

O ator Guilherme Karan morreu na manhã desta quinta-feira (7) no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por familiares do ator, que sofria com a síndrome degenerativa de Machado-Joseph.

O artista tinha 58 anos e estava internado há dois no Hospital Naval Marcílio Dias, na zona norte do Rio de Janeiro. O último trabalho dele foi na novela América, em 2005.

Guilherme Karan fez sucesso na TV Pirata, com os personagens Zeca Bordoada e o capanga Agronopoulos, e conquistou o público infantil ao fazer o vilão do filme Super Xuxa Contra o Baixo Astral, nos anos 80.

Há dez anos, a doença, herdada também por outros três irmãos de Karan, tirou o ator de cena. Sob os cuidados do pai, o almirante da Marinha Alfredo Karan, Guilherme Karan ficou em casa por cinco anos, mas foi internado há dois no Hospital Naval Marcílio Dias.

A doença avançou bastante nos últimos anos, impossibilitando o ator de falar, andar e comer sozinho. Em entrevista ao R7 no ano passado, o pai de Guilherme Karan falou sobre o drama do filho.

— O caso é muito triste. Guilherme está com uma doença que só progride e, até o momento, não tem cura. Ele não fala, não anda e perdeu a capacidade de comer pela boca, pois não consegue deglutir os alimentos. Ele correria risco de engasgar e morrer. A doença já matou dois filhos meus. Guilherme e a irmã estão sofrendo. Minha filha está na casa dela. Ela não precisou ficar internada. Está com toda a assistência possível. Apesar da doença, ela é uma moça que vive sorrindo, mesmo numa cadeira de rodas. Ela está menos mal que o Guilherme.

As informações são do Portal R7.

Pontos moeda