• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Maior produção de inhame do Brasil é comemorada com festa em Alfredo Chaves

  • COMPARTILHE
Entretenimento

Maior produção de inhame do Brasil é comemorada com festa em Alfredo Chaves

O inhame é a principal fonte de renda de mais de 600 famílias da localidade de São Bento de Urânia, no interior de município, que produz uma média de 32 mil toneladas do tubérculo por ano

A tradicional Festa do Inhame de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, acontece no próximo domingo (21) Foto: ​Divulgação

Para comemorar a maior produção de inhame do Brasil, o distrito de São Bento de Urânia, no interior de Alfredo Chaves, realiza a 10ª da festa, que celebra a produção. O evento acontece no próximo domingo (21), e entre as atrações, haverá exposições de produtos e pratos típicos, capacitação para os agricultores, shows, concurso do melhor inhame e moda de viola.

O distrito de São Bento de Urânia é considerado o maior produtor do tubérculo no Brasil, segundo o servidor do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper) Alciro Nazarino. A região tem uma área de 600 hectares e produção anual em torno de 25 mil toneladas. 

O produto é uma das principais fontes de renda para cerca de 600 famílias do distrito, que complementam ainda com legumes, verduras, uva e vinho. Já no município, cerca 32 mil toneladas de inhame são produzidos anualmente em uma área de 800 ha.

O cultivo na região é familiar e garante um forte indicador na economia dessas famílias. O presidente da Associação de Produtores e Moradores de São Bento de Urânia, Gilmar Peterle, garante que o público vai gostar da festa. “Estamos trabalhando há dias para promover uma festa organizada e acolhedora, a fim de receber bem os visitantes e promovermos os nossos produtos", comenta.

São Bento de Urânia está localizado a 40 km de Alfredo Chaves. O acesso pode ser pela BR-262, via Victor Hugo; pela Rodovia ES 383, na altura do quilômetro 71; ou pela BR-101, via sede de Alfredo Chaves. O distrito fica a quase mil metros de altitude e nesse período o clima tem baixas temperaturas, o que favorece o turismo na região.

São Bento de Urânia é um dos maiores produtores de inhame do Brasil Foto: ​Divulgação

Confira a programação!

16/08 - Domingo
10h - Missa da colheita com participação de comunidades vizinhas
11h30 - Abertura da Exposição e comercialização de inhame e produtos típicos
12h - Almoço típico
13h - Show de calouros
16h - Sorteio e premiações
16h30 - Forró com Mania Sertaneja