Entretenimento e Cultura

Dia Mundial do Pão: padarias capixabas se unem e doam pães para quem não pode comprar

Doações acontecem neste sábado (16). Campanha é promovida pelo Sindipães

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: pexels

Neste sábado (16) é celebrado do Dia Mundial do Pão. E pensando em quem não pode comprar, as padarias capixabas se uniram em prol do próximo e doarão pãezinhos. 

A iniciativa faz parte da Campanha Doação Amor e Pão promovida pelo Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Estado do Espírito Santo (Sindipães) e a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip).

Além das doações para mobilizar clientes, amigos e parceiros, o Sindipães está incentivando as padarias a acrescentarem às doações mais um pão a cada 10 vendidos no sábado (26), ou seja, a cada mil pãezinhos vendidos neste dia, mais 100 serão doados pelo panificador.

O presidente do Sindipães, Ricardo Pinto, ressalta que a campanha está sendo desenvolvida em todo o Brasil. 

“Aqui no Espírito Santo várias padarias se dispuseram a fazer doações para uma instituição social da sua região. Há padarias que conseguirão doar 100 unidades, outras 500, 1 mil, 3 mil. O importante é compartilhar o pão, estimular a solidariedade e o amor ao próximo”.

Fazer bem ao próximo faz o outro mais feliz e leva esperança aos que precisam. 

“As doações dos panificadores às instituições sociais já estão garantidas, independentemente da quantidade vendida no dia. Queremos aproveitar a data festiva para convidar a todos para comprarem seus pãezinhos, com toda qualidade e variedade que a padaria oferece, e ainda se sentirem parte da campanha junto com a gente! Afinal, faz bem fazer o bem”.

A expectativa para as comemorações do Dia Mundial do Pão é de aumento de venda. 

De acordo com Ricardo, muitas padarias estão preparando mesas de café da manhã e da tarde especiais, promoções e fornadas a mais de deliciais. 

“É uma data que muito nos alegra. O pão é um alimento milenar, sempre presente na mesa de toda população, além de ser um dos cinco alimentos mais consumidos pelo brasileiro. A data pede uma comemoração a mais. Afinal, pão combina com tudo, no café, almoço ou jantar. Venha comemorar com a gente”.

Uma iniciativa linda e que deixa o coração quentinho. 

Entenda como funcionará a campanha:

As padarias brasileiras, através dos sindicatos, associações, cooperativas e institutos de panificação e confeitaria, vão fazer uma doação de produtos panificados para uma instituição social da sua região no sábado (16). A quantidade não é fixa e varia conforme as condições de cada instituição.

Além disso, as padarias podem incentivar outras pessoas (seus clientes) a participarem da campanha, com o objetivo de multiplicar o volume de doação para as instituições sociais.

De acordo com informações da  Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria é importante ressaltar que as padarias, através das instituições, já vão realizar a doação de uma quantidade fixa de pães, independente da quantidade doada pelos clientes.

Doação dos clientes

As padarias podem vender um vale de doação Amor e Pão” nos caixas representando a quantidade de pão que o cliente quer doar.

Para que a interação do cliente com a campanha seja concreta, ao fazer a doação (que pode ser de qualquer valor) o cliente poderá depositar o “Vale Amor e Pão” em uma urna/caixinha, disponibilizada pela padaria.

Essa urna será entregue para a instituição social parceira escolhida pelo sindicato/associação, que posteriormente trocará os vales por pães nas padarias.

Com informações do Sindipães e da Abip

Pontos moeda