Entretenimento e Cultura

Feiras de Natal oferecem sabores exóticos e artesanato do ES como opções de presentes

Eventos em Vitória, Santa Maria de Jetibá e Afonso Cláudio dão incentivo à produção local de empreendedores

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação
Produtos artesanais como massas, biscoitos, embutidos, queijos, pães são opções de presentes diferenciados na Feira Sabores da Terra - Edição Natal, de quinta (16) a domingo (18), na Praça do Papa, em Vitória

Quem quer ter opções de presentes diferenciados e, de quebra, dar uma força para os microempreendores e produtores e cooperativas locais do Espírito Santo, pode ter como alternativa as várias feiras natalinas que abrem seus estandes nesta semana na Grande Vitória e no interior do Estado. Elas são vitrines para as delícias e talentos artesanais capixabas reunindo integrantes da agricultura familiar e da economia solidária em Vitória, Afonso Cláudio e Santa Maria de Jetibá.

Nesta quinta-feira (15) e indo até domingo (18), a Feira Sabores da Terra - Edição Natal vai reunir cerca de 720 empreendedores na Praça do Papa, em Vitória. A solenidade de abertura é às 19h. Com entrada franca, vão apresentar suas produções gastronômicas e artesanais dos mais variados tipos. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe do nosso grupo de notícias no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Entre artigos que retratam as belezas naturais do Espírito Santo estão as espécies de orquídeas raras vindas de Marechal Floriano. Em espaços dedicados aos sabores capixabas, os visitantes poderão conhecer as delícias que carregam DNA 100% espírito-santense, como a torta capixaba da Ilha das Caieiras, além de muita inovação com os iogurtes artesanais semidesnatados de pimenta com gengibre e de limão com gengibre.

GALERIA DE FOTOS COM PRODUTOS NA FEIRA SABORES DA TERRA - EDIÇÃO NATAL

Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação
Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação
Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação
Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação
Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação
Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação
Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação
Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação
Feira Sabores da Terra 2022/Divulgação

Para aqueles que amam um bom café, a feira terá, ainda, espaços dedicados às produções especiais feitas em todas as regiões do Estado, além de diversos pães, massas, cachaças, chocolates e outras centenas de produtos que estarão reunidos em um só local.

Também inaugurando na próxima quinta-feira e indo até domingo, a Feira Cores e Sabores de Natal, ocupa do pátio da Igreja Luterana em Santa Maria de Jetibá, na Região Serrana, a 85 km de Vitória. 

O evento, que vai reunir delícias produzidas pelos empreendedores da agricultura familiar local, assim como artesanato para atender aos mais variados gostos,  tem opções de presentes a partir de R$ 10. 

Além disso, os visitantes vão poder acompanhar apresentações culturais, shows e a final da Copa do Mundo, num telão instalado na praça de alimentação, que também terá um Espaço Food Truck, e o cantinho da cerveja artesanal. Uma novidade na feira, será a aula show com Simone Kuster Gude, autora do livro "Aromas e Sabores da Cozinha Pomerana". A receita da vez será uma torta de banana com chocolate.

Dentro do clima de eventos de produtores locais, na sexta-feira (16), às 16h, será inaugurado o Empório das Montanhas Capixabas, em Afonso Cláudio, na Região Serrana, a 141 km de Vitória. Instalado na antiga Casa do Turista da cidade, ele será utilizado para proporcionar aos empreendedores da região das montanhas acesso ao mercado, disponibilizando um espaço para comercialização de produtos, gerando trabalho e renda. Além disso, o espaço também vai divulgar o turismo da região.

LEIA TAMBÉM: Com presépio em tamanho real, Catedral terá projeções natalinas e das belezas de Vitória

Completando o roteiro de feiras natalinas, sexta-feira (16), às 19h, também é dia de abertura da feira Natal Luz - Gastronomia e Arte. A feira vai reunir 70 empreendedores com ênfase em artesanato capixaba, agroindústria e microempreendedorismo individual (MEI). O evento vai até domingo (18), na Praça Aderbal Galvão, no centro do município.

Todas as feiras são realizadas em parceria entre a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e as respectivas prefeituras locais. 

Programe-se:

Feira Sabores da Terra – Edição Natal (Vitória)

Atração: 720 empreendedores da Agricultura Familiar, Artesanato, Economia Solidária e Microempreendedor Individual (MEI) oferecendo suas produções gastronômicas e artesanais dos mais variados tipos. Além disso, a feira vai contar com grande espaço para exposição de flores e plantas. Outro espaço destaque será destinado aos cafés.

Data: 15 a 18 de dezembro

Local: Praça do Papa, em Vitória.

Horários: 

 - Quinta-feira (15) e sexta-feira (16), das 16h às 22h. Solenidade de abertura às 19h.

- Sábado (17), das 10h às 22h

- Domingo (18), das 10h às 18h.

Quanto: entrada gratuita

Feira Cores e Sabores de Natal (Santa Maria de Jetibá)

Atração: no pátio da Igreja Luterana de Santa Maria de Jetibá, o evento reúne delícias produzidas pelos empreendedores da agricultura familiar local, assim como artesanato para atender aos mais variados gostos. Ao todo, cerca de 190 empreendedores serão atendidos.

Data: 15 a 18 de dezembro

Local: pátio da Igreja Luterana de Santa Maria de Jetibá

- Quinta-feira (15) e sexta-feira (16), das 16h às 23h. Solenidade de abertura às 18h, com a chegada do Papai Noel.

- Sábado (17), das 11h às 23h

Domingo (18), das 11h às 22h.

- Inauguração do Empório das Montanhas Capixabas (Afonso Cláudio)

Atração: a Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes), em conjunto com a prefeitura de Afonso Cláudio e Associação Montanhas Capixabas Turismo e Eventos,  inaugura nesta sexta-feira (16), o Centro de Comercialização do Artesanato, Agroindústria, Agroturismo e da Economia Criativa, de Afonso Cláudio, batizado de Empório das Montanhas Capixabas. 

Data: 16 de dezembro

Local: Casa do Turista de Afonso Cláudio – Trevo Campo 21

Quando: sexta-Feira (16) co, solenidade de inauguração às 16h.

Natal Luz - Gastronomia e Arte (Afonso Cláudio)

Atração: feira natalina de Afonso Cláudio reunindo  70 empreendedores do artesanato capixaba e agroindústria.

Data: 16 a 18 de dezembro

Local: Praça Aderbal Galvão, Centro, Afonso Cláudio.

Sexta-feira (16): das 19h à meia-noite. Solenidade de abertura às 19h.

Sábado (17): das 18 à meia-noite.

Domingo (18): das 18h à meia-noite. 


Pontos moeda