• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Norte-americano de 19 anos bate recorde de Cielo e assombra natação

Esportes

Norte-americano de 19 anos bate recorde de Cielo e assombra natação

Columbia - Bruno Fratus e Cesar Cielo ganharam mais um rival de peso na disputa por uma medalha nos 50m livre nos Jogos Olímpicos do Rio, em agosto. Nesta quarta-feira, o jovem Caeleb Dressel, de apenas 19 anos, assombrou o mundo da natação ao bater duas vezes em um dia o recorde mundial da prova de 50 jardas livre, que pertencia a Cesar Cielo desde 2008. Isso sem fazer a chamada "raspagem".

O recorde veio numa competição regional universitária norte-americana, em Columbia, no Missouri. Drussel primeiro nadou as eliminatórias em 18s39. Depois, na final, fez 18s23. Como comparativo, Cesar Cielo, em 2008, pouco antes de ganhar o ouro olímpico em Pequim, bateu o recorde mundial em 18s47.

Novo recordista mundial desta prova que só é disputada nos Estados Unidos (apenas lá existem piscinas medidas em jardas), Drussel foi o grande nome do Mundial Júnior de 2013, ganhando seis medalhas em Dubai, incluindo o ouro nos 100m livre. Ele tinha o recorde do campeonato até o ano passado, quando perdeu a marca para o brasileiro Pedro Spajari.

O resultado de Drussel nas 50 jardas livre se tornou ainda mais impressionante depois que ele revelou que nadou sem raspar. Nas provas rápidas natação, esse processo de raspagem, que incluiu a depilação corporal, significa ganho de valiosos décimos de segundos.

O francês Florent Manaudou é o grande favorito ao ouro olímpico nos 50m livre no Rio, uma vez que liderou o ranking mundial nos últimos dois anos. Bruno Fratus, que foi segundo no ano passado e terceiro em 2014, é outro forte candidato. O norte-americano Nathan Adrian e o russo Vladimir Morozov também não podem ser descartados, além, é claro, de Cesar Cielo, que ainda não tem índice para o Rio-2016, mas segue como recordista mundial da prova.