Esportes

Sauber ignora ordem da Justiça e confirma Nasr e Ericsson na Austrália

A equipe Sauber resolveu desafiar os tribunais e confirmou o sueco Marcus Ericsson e o brasileiro Felipe Nasr para a corrida de abertura da Fórmula 1, no próximo domingo

Redação Folha Vitória
Felipe Nars foi confirmado no GP da austrália pela Sauber Foto: Divulgação

Melbourne - Obrigada pela Justiça a dar uma vaga para o seu ex-piloto de testes Giedo van der Garde em um de seus carros já no GP da Austrália, a equipe Sauber resolveu desafiar os tribunais e confirmou o sueco Marcus Ericsson e o brasileiro Felipe Nasr para a corrida de abertura da Fórmula 1, no próximo domingo. O nome dos pilotos aparece na lista oficial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a prova em Melbourne.

A relação de pilotos até pode ser alterada, mas como uma nova ação de Van der Garde só seria julgada em 24 horas, já teriam acontecido os primeiros treinos livres com a dupla titular na pista. Eles vão para a pista na manhã desta sexta (noite de quinta no horário de Brasília) para o primeiro treino livre do GP.

Depois de prometer um dos postos de piloto titular ao holandês, a Sauber sofreu com problemas financeiros e optou por contratar uma nova dupla por causa dos patrocinadores que acompanharam o sueco e o piloto brasileiro. Dispensado, Van der Garde acionou a Justiça para reaver sua vaga.

Advogados do piloto holandês entraram com ação na Justiça australiana e saíram vencedores. A Sauber entrou com recurso e a Suprema Corte do Estado de Victoria, mais uma vez, foi a favor do holandês. Mas a equipe usa o fator segurança para não fazer trocas nos pilotos ao menos nessa prova.

A justificativa é a de que seria muito perigoso colocá-lo num carro de imediato sem fazer adaptações a ele. "Van der Garde não tem experiência de pilotagem no C34 Ferrari (carro novo da escuderia) e não tem tempo para aprender", discursou o advogado da Sauber, Rodney Garratt. Somente Nasr e Ericsson pilotaram o novo modelo da equipe nas três baterias de testes da pré-temporada.

A corte australiana respondeu que não viu problemas com a decisão da Justiça e que a Sauber tinha de cumprir as ordens. "A Sauber foi condenada a abster-se de qualquer ação cujo efeito seria privar o Sr. Van der Garde do seu direito de participar da temporada 2015 da Fórmula 1 como um de seus dois pilotos."

Pontos moeda