Esportes

Piloto capixaba estreia na 'Império Endurance Brasil' neste fim de semana

Hugo Cibien fará sua primeira corrida na competição de longa duração no neste sábado, 1º de maio, em Goiânia, atuando pela LT Team

Foto: Cintia Azevedo/ Divulgação

O final de semana vai começar à toda velocidade! Neste sábado (1º) a nova temporada da Império Endurance Brasil será aberta no circuito de Goiânia. Uma das grandes novidades da competição será a presença do piloto capixaba Hugo Cibien, que fará sua estreia no torneio.

O piloto integra a LT Team, equipe comandada pelo piloto de Fórmula Truck Leandro Totti, tricampeão da categoria, e vai disputar a categoria P3, de protótipos nacionais de alta performance. Ele divide o carro, que ultrapassa a barreira dos 260km/h, com os pilotos João Luiz Quagliato e Luiz Cesar Junior.

O capixaba embarcou para a capital goiana na quarta-feira (28) e na quinta e nesta sexta-feira (30) realiza os últimos treinos antes da prova, que terá duração de 4 horas.

Apesar de estar estreando na Império Endurance Brasil, a história do capixaba nas pistas já é bem mais antiga. Cibien começou no kart profissional no final da década de 90 e, desde 2017, corre na Veloce Supercup, campeonato regional nos estados do Sul do País.

Hoje, aos 38 anos, segue para um novo desafio: a estreia na Império Endurance Brasil. Neste grid, o capixaba se junta a outros grandes nomes das pistas como Nelsinho Piquet, Cassio Homem de Melo, Xandinho Negão, Ricardo Mauricio, Atila Abreu, Daniel Serra e Julio Campos.

“A expectativa é grande, pois é uma corrida que nunca fiz, de endurance, a chamada longa duração. Por isso, você não pode ser agressivo a toda hora, tem que poupar equipamento para chegar até o final. É a categoria mais rápida do Brasil, superando até mesmo a stock car. Ao mesmo tempo é uma categoria em que você tem várias classes correndo juntas, algo que ainda não vivenciei como piloto", contou Cibien.

"Carros GT como Ferrari, McLaren e Lamborghini se comportam em pista muito diferente dos protótipos. É necessário administrar a corrida de diversas formas. A constância em uma prova como essa, com voltas rápidas, mas poupando equipamento, sem se envolver em acidentes, se torna muito mais importante do que uma corrida "Sprint", de menor duração que exige menos do equipamento, permitindo você abusar mais em pista”, destacou.

PREPARAÇÃO ADAPTADA

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a preparação do piloto capixaba precisou contar com algumas adaptações para os treinos. “Tivemos a oportunidade de estar em pista em Londrina, que fica bem ao lado da sede da equipe. Treinei uma vez lá, mas os outros treinos foram cancelados por conta de lockdown, modificando bastante a agenda. Por isso, durante esse período, contei com o auxílio da tecnologia, treinando pelo simulador", afirmou.

"Também foi muito importante manter uma rotina de atividades físicas e outros esportes que auxiliem no preparo, afinal, é preciso manter o equilíbrio, principalmente o foco e a concentração, a uma velocidade de mais de 200km/h”, explica Cibien.

Inicialmente marcada para começar em abril, a temporada de 2021 da Império Endurance Brasil precisou ser adiada por conta da pandemia, mas as datas de suas 8 etapas já estão definidas: 01 de maio (Goiânia), 05 de junho (Curitiba), 03 de junho (a definir), 07 de agosto (Interlagos), 04 de setembro (Santa Cruz do Sul), 02 de outubro (Velopark – Rio Grande do Sul), 27 de novembro e 18 de dezembro, com locais a definir.

O Endurance Brasil é promovido pela Associação de Pilotos de Endurance e homologado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Pontos moeda