Esportes

Beatriz Ferreira faz história e é campeã mundial de boxe

A brasileira Beatriz Ferreira conquistou o título mundial dos pesos leves (até 61,235 quilos), versão Federação Internacional de Boxe (FIB), neste sábado (27)

Redação Folha Vitória
Foto: Matchroom Boxing

A brasileira Beatriz Ferreira conquistou o título mundial dos pesos leves (até 61,235 quilos), versão Federação Internacional de Boxe (FIB), neste sábado (27), em Liverpool, na Inglaterra. Ela derrotou o argentina Yanina Del Carmen Lescano, por nocaute técnico, no sexto assalto.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

A luta foi paralisada quando restavam 49 segundos do sexto round porque a argentina sofreu um corte muito profundo no supercílio esquerdo, fruto de golpes e de uma cabeçada não intencional da brasileira no quinto assalto. Dois jurados apontaram 59 a 55 e um anotou 58 a 55, todos para a brasileira.

"Não foi a luta que planejamos, mas estou muito feliz pelo título. Agora é ganhar a medalha de ouro olímpica e depois somar mais títulos no profissional", disse Bia Ferreira, em entrevista logo após o combate, ao lado do ringue, já mirando os Jogos Olímpicos de Paris/2024.

"Da próxima vez estarei mais confortável e prometo uma luta melhor na próxima disputa de título. Esta foi uma vitória para o boxe feminino do Brasil. O meu primeiro título de muitos", completou a brasileira, ao lado do empresário Eddie Hearn, que cuida de sua carreira profissional.

Bicampeã mundial amadora e medalhista de prata na Olimpíada de Tóquio/2021, Bia soma agora cinco lutas no profissional, com duas vitórias por nocaute. Aos 31 anos, a brasileira vai disputar a Olimpíada de Paris/2024 com o objetivo de se tornar a primeira boxeadora da história a ganhar os títulos olímpico e profissional no mesmo ano.

Desde 2016, os boxeadores podem ter carreira 'híbrida' ou seja: serem profissionais e lutarem nos Jogos Olímpicos. Bia foi a primeira atleta da nobre arte a ter esta atitude.

Ela entrou neste sábado para o restrito grupo de campeões mundiais brasileiros, que conta com: Eder Jofre, Miguel de Oliveira, Acelino Popó Freitas, Valdemir 'Sertão' Pereira, Rose Volante e Patrick Teixeira.

Pontos moeda