Esportes

PSG elimina o Barcelona e enfrenta Dortmund na semifinal da Liga dos Campeões

PSG elimina o Barcelona com goleada por 4 a 1 na casa do time espanhol e vai enfrentar o Borussia Dortmund, que passou pelo Atlético de Madrid

Redação Folha Vitória
Foto: @UEFA

O Paris Saint-Germain conseguiu virar o confronto contra o Barcelona, nesta terça-feira (16), na Espanha, e se classificou para a semifinal da Liga dos Campeões para enfrentar o Borussia Dortmund.

Após perder o jogo de ida por 3 a 2 em Paris, o PSG viu o Barcelona fazer 1 a 0 no início do jogo de volta, mas reagiu, goleou o time espanhol por 4 a 1 e continua em busca de seu primeiro título da competição.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Em casa e com a vantagem pela vitória no jogo de ida, o Barcelona iniciou o jogo com uma postura mais cautelosa. O PSG tinha mais a bola e pressionava os donos da casa. Após fazer seus dois primeiros gols na Liga dos Campeões no jogo de ida, quando o Barcelona venceu por 3 a 2, o atacante brasileiro Raphinha voltou a marcar e abriu o placar aos 12 minutos do primeiro tempo. O brasileiro concluiu a boa jogada iniciada por Lamine Yamal.

Após o gol, o Barcelona parecia tomar conta da partida, mas, aos 29 minutos, o atacante Barcola, do PSG, surgiu livre, em velocidade, pela esquerda. Próximo à área, o zagueiro Ronald Araujo se chocou com o atacante francês, que caiu dentro da área. Araujo mostrou o ombro ao árbitro querendo mostrar uma jogada normal, mas a falta foi marcada e o zagueiro uruguaio, expulso.

Com um jogador a menos, o técnico Xavi, do Barcelona, precisou recompor seu sistema defensivo e sacrificou Yamal para a entrada do zagueiro Inigo Martinez.

O gol de empate do PSG aconteceu após jogada pela esquerda com Barcola. Ele invadiu a área e chutou cruzado. A bola passou por Mbappé no centro da pequena área, e Dembelé, pressionado pelo lateral Cancelo, chutou forte. O ex-jogador do Barcelona, que era muito vaiado pela torcida, marcou. Dos três gols marcados por Dembelé na temporada, dois foram contra o ex-clube.

No segundo tempo, o PSG conseguiu a virada em pouco tempo. Aos nove minutos, após cobrança de escanteio, o time francês trocou passes até Vitinha. Com muito espaço, fora da área, ele teve tempo de ajeitar a bola e bater forte, cruzado, no canto direito do goleiro Ter Stegen. Aos 15, Mbappé, de pênalti, fez 3 a 1. O quarto gol saiu no final do jogo em um contra-ataque. Mbappé tentou a primeira vez, Ter Stegen defendeu e após bate rebate na área o francês tentou novamente e marcou seu oitavo gol na Liga dos Campeões. Ele é o artilheiro da atual edição.

Borussia também avança

Na Alemanha, o Borussia Dortmund também precisou virar a desvantagem contra o Atlético de Madrid, que venceu o primeiro jogo na Espanha por 2 a 1. Em casa, o time alemão venceu por 4 a 2.

Os gols do time alemão na primeira etapa aconteceram após jogadas pelo lado esquerdo do ataque. Aos 34 minutos, após um belo passe de Hummels, Brandt domina, passa pela marcação e chuta de esquerda. O goleiro Oblak chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o gol. Depois de marcar, Brandt conseguiu um bom passe para Maatsen fazer o segundo gol do Dortmund. O lateral finalizou de pé esquerdo, rasteiro, e a bola entrou no canto de Oblak.

No segundo tempo, o Atlético de Madrid diminuiu com um gol contra de Hummels, aos 4 minutos, e chegou ao empate com Correa, que entrou no intervalo no lugar de Morata. Ele chutou forte no alto, aos 19 minutos. O empate dava a vaga para o time espanhol, mas o Dortmund buscou a vitória e a classificação.

Aos 26 minutos, Sabitzer cruzou alto da esquerda. O atacante Fullkrug, de 1,89 m, subiu sozinho e cabeceou para o gol. A bola bateu na trave antes de entrar. A vitória do time alemão por 3 a 2 levava o jogo para a prorrogação, mas três minutos depois Sabitzer fez o gol que garantiu a vaga do Borussia Dortmund. Após passe de Brandt, ele finalizou de perna esquerda. O goleiro Oblak chegou a tocar na bola, mas não conseguiu impedir o gol.

Pontos moeda