Esportes

Vasco é goleado pelo Criciúma e demite o técnico Ramón Díaz

Vasco perde a terceira partida seguida no Brasileirão e diretoria demite o técnico Ramón Díaz minutos após a goleada sofrida por 4 a 0 em São Januário

Redação Folha Vitória
Foto: Celso da Luz/CEC

O Vasco foi atropelado pelo Criciúma em São Januário, neste sábado (27), pela quarta rodada do Brasileirão. Irreconhecível, o time foi superado por 4 a 0 dentro de casa e chegou à terceira derrota consecutiva na competição.

Poucos minutos após o fim da partida, o clube cruzmaltino anunciou a demissão do técnico Ramón Díaz.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

"O Vasco da Gama informa que imediatamente após a partida Ramón Díaz e Emiliano Díaz não fazem mais parte da comissão técnica. Rafael Paiva, técnico da equipe sub-20, assume interinamente", informou o clube, em nota publicada nas redes sociais.

Trata-se da segunda demissão de treinador deste Brasileirão, A primeiro foi de Thiago Carpini, no São Paulo.

Com o resultado, o Vasco estacionou nos três pontos e pode terminar a rodada na zona de rebaixamento. Do outro lado, o Criciúma manteve a invencibilidade no Brasileirão, venceu pela primeira vez e foi a cinco pontos.

MENOS DE UM ANO NO CARGO

Foto: Leandro Amorim/Vasco

Ramón Díaz chegou ao Vasco em julho de 2023 junto com o auxiliar técnico Emiliano Díaz, que é seu filho. No ano passado, o técnico ajudou o time a escapar do rebaixamento para a Série B do Brasileiro. Em 2024, porém, foi eliminado pelo Nova Iguaçu na semifinal do Campeonato Carioca. No total, foram 41 jogos comandando o Vasco.

COMO FOI O JOGO

Após duas derrotas consecutivas —  2 a 1 diante do Fluminense e do Red Bull Bragantino  —, o Vasco voltou apresentar uma atuação abaixo do esperado.

Durante a partida, foram proferidas ofensas da torcida do Vasco ao CEO da SAF Lúcio Barbosa, à empresa 777, pedindo a saída da organização, e, pela primeira vez, ao treinador Ramón Díaz.

Ainda assim, o time tomou as rédeas da partida nos primeiros minutos e chegou com perigo pela primeira vez aos 11 minutos, com Vegetti, que de cabeça, tirou tinta da trave. Entretanto, quando o Vasco era melhor em campo, Bolasie roubou uma bola no meio-campo e a bola sobrou para Fellipe Mateus, que dominou de peito, e de muito longe, mandou uma trivela no canto de Léo Jardim, abrindo o placar para o Criciúma, aos 31.

Aos 36, o Vasco respondeu em um contra-ataque puxado por Rayan, onde David tabelou com o jovem atacante, que tocou para Vegetti. O artilheiro tocou na medida para Payet, na área, que dominou e mandou a bola na trave.

Aos 39, Vegetti se antecipou a Felipe Matteus na área e foi atingido, originando pênalti para o time da casa. Entretanto, na cobrança, Vegetti bateu fraco para defesa de Gustavo. A partir daí, o Vasco sofreu um apagão e Rodrigo, aos 51, quase ampliou ao mandar uma bola na trave.

Na volta para a segunda etapa, logo aos dois minutos, Bolasie tocou para Fellipe Mateus, livre, fazer 2 a 0. Aos nove, Bolasie foi lançado com liberdade, driblou Hugo Moura na área e tocou no ângulo, fazendo o terceiro gol. Pouco depois, aos 23, foi a vez de Higor Meritão fazer o quarto, após cobrança de escanteio, com mais uma falha defensiva do Vasco, ele pegou a sobra e finalizou.

O visitante ainda teve mais duas chances de fazer o quinto gol, com Vizeu e Eder, mas parou em Léo Jardim, que impediu que a goleada fosse ainda maior. Sobram vaias e protestos, inclusive, com copos plásticos atirados em direção a Ramón Diaz em sua saída do gramado.

VASCO 0 X 4 CRICIÚMA

VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique, Medel (Maicon), Léo e Lucas Piton; Hugo Moura (Mateus Carvalho), Sforza (Adson) e Payet (Galdames); Rayan (Clayton), David e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

CRICIÚMA: Gustavo; Claudinho (Candelo), Rodrigo, Wilker Ángel (Walisson Maia) e Marcelo Hermes; Higor Meritão (Newton), Barreto, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel; Arthur Caíke (Felipe Vizeu) e Bolasie (Eder). Técnico: Cláudio Tencati.

GOLS - Fellipe Mateus, aos 31 minutos do primeiro tempo. Fellipe Mateus, aos 2, Bolasie, aos 9, e Higor Meritão, aos 23 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Caio Max Augusto Vieira (RN).

RENDA - R$ 903.846,00

PÚBLICO - 17.124 torcedores

LOCAL - Estádio São Januário

Pontos moeda