Esportes

Juventus é tricampeã italiana com derrota da Roma

Catânia - A Juventus não precisou nem entrar em campo neste domingo para assegurar a conquista do título do Campeonato Italiano pela terceira vez seguida. Único time que ainda tinha chances de evitar o tricampeonato do time de Turim, a Roma foi goleada pelo Catania por 4 a 1, fora de casa, em partida válida pela 36ª rodada, definindo a competição.

Com 93 pontos somados em 35 rodadas, resultado de uma campanha com 30 vitórias, três empates e apenas duas derrotas, a Juventus não pode mais ser alcançada por nenhum time e, assim, venceu pela terceira consecutiva o Campeonato Italiano, passando a acumular 30 títulos nacionais.

Assim, a partida desta segunda-feira contra o Atalanta, na Arena Juventus, será uma grande festa para os torcedores e jogadores do time de Turim, mesmo que o time esteja abalado pela recente eliminação nas semifinais da Liga Europa, que o impediu de decidir no seu estádio o torneio continental.

A Roma vinha embalada por nove vitórias consecutivas, o que a vinha mantendo na luta pelo título italiano, mas acabou sendo goleada neste domingo e agora terá que se contentar com o vice-campeonato nacional, assegurado com os seus 85 pontos. Já o Catania deixou a lanterna do Campeonato Italiano, mas segue na zona de rebaixamento, em 19º lugar, com 26 pontos.

A Juventus tem Carlitos Tevez como um dos seus principais jogadores, mas foram outros argentinos que asseguraram o título da equipe neste domingo, afinal todos os gols do Catania na partida foram marcados por jogadores nascidos no país sul-americano. Izco fez os dois primeiros, aos 26 e aos 34 minutos da etapa inicial, enquanto Totti diminuiu para a Roma aos 37.

Na etapa final, porém, os argentinos do Catania voltaram a brilhar. Bergessio fez o terceiro gol do time, aos dez minutos, e Barrientos marcou o quarto, aos 35, definindo a vitória do time da casa e a conquista do tricampeonato nacional pela Juventus.

Na luta por uma vaga na próxima Liga Europa, o sexto colocado Torino derrotou o Chievo Verona por 1 a 0, fora de casa, neste domingo. Já o sétimo Parma superou a Sampdoria por 2 a 0. Com dois gols de Di Natale, a Udinese venceu o Livorno por 5 a 3. Enquanto isso, Genoa e Bologna apenas empataram por 0 a 0.

Pontos moeda