Esportes

Duílio Dias se diz 'orgulhoso' com prêmio de melhor técnico do Campeonato Capixaba

Comandante do Rio Branco foi eleito por jornalistas da Associação dos Cronistas Esportivos Capixabas. Cumprindo promessa para os atletas, ele apareceu na premiação sem o tradicional bigode

Duílio foi eleito o melhor técnico do Capixabão Foto: Divulgação

O Campeonato Capixaba de 2015 ficará para sempre guardado na memória de Duílio Dias. Além de ter levado o Rio Branco ao título com o segundo melhor aproveitamento entre os campeões estaduais do Brasil, o ex-zagueiro do Fluminense foi considerado o melhor técnico da competição em eleição realizada pelos jornalistas filiados à Associação dos Cronistas Esportivos Capixabas (ACEC). Ele recebeu o prêmio em cerimônia realizada na noite da última segunda-feira (18/05), em Vitória (ES), e não disfarçou a emoção. 

“O título já recompensa muito o trabalho que realizamos. Mas ser reconhecido por jornalistas que te acompanham nos jogos e no dia a dia deixa a gente muito orgulhoso e é de uma importância fantástica. Agradeço a todos. Tenho uma estante na minha casa com todos os troféus e medalhas que ganhei como jogador e vou deixar este aqui em um cantinho muito especial”, declarou Duílio. 

É a primeira vez que Duílio recebe um prêmio individual na carreira de treinador. Ele surpreendeu a todos na cerimônia de premiação ao aparecer sem o bigode, marca registrada no seu visual desde os tempos de jogador. A mudança se deu por causa de uma promessa feita para os jogadores do Rio Branco. 

“Tudo começou em uma brincadeira com os jogadores. Eles falaram para eu tirar o bigode e eu respondi que tiraria caso conquistassem o título. Promessa é dívida!”, revelou, aos risos. 

Duílio ainda negocia com a diretoria do Rio Branco sua renovação de contrato para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Enquanto aguarda uma definição, o treinador vai curtir alguns dias de folga com a família no Rio de Janeiro e no próximo sábado (23/05) será o comentarista convidado da TV Brasil na transmissão da partida entre Portuguesa e Brasil de Pelotas, às 19h30min, pela segunda rodada da Série C. 

Revelado com destaque pelo Coritiba no fim dos anos 70, Duílio teve boas passagens por Portuguesa-SP e America-RJ antes de ser contratado pelo Fluminense em 1983 e ser o capitão de um dos times mais vitoriosos da história do Tricolor, campeão brasileiro em 1984 e tri carioca em 1983, 84 e 85. O ex-zagueiro ainda fez sucesso em Portugal, onde jogou por Sporting, Estrela da Amadora, Ovarense e Portimonense. A carreira de treinador começou em 1998, assumindo interinamente o comando do Fluminense e conquistando a Copa Rio. No ano seguinte, Duílio foi auxiliar de Carlos Alberto Parreira na conquista tricolor da Série C do Brasileiro. Ele ainda comandou Nova Iguaçu-RJ, Serrano-RJ, America-RJ, Kazakhmys (Cazaquistão) e o Al Qadsia, do Kwait, onde conquistou quatro títulos nacionais.

Pontos moeda