Esportes

Maior nome das maratonas aquáticas, alemão anuncia aposentadoria

Redação Folha Vitória

Berlim - Doze vezes campeão mundial nas maratonas aquáticas, o maior nome da história da modalidade não estará nos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Nesta sexta-feira, o alemão Thomas Lurz surpreendeu ao anunciar sua aposentadoria imediata. Ele não competirá na etapa de Cozumel (México) da Copa do Mundo, sábado, que vai marcar a abertura do período de classificação para os Jogos.

"Eu não vou trabalhar mais naquilo que eu trabalhei por tanto tempo", explicou Lurz, que se aposenta no dia em que o mundo todo comemora o dia do trabalho. Aos 35 anos, ele deixa a carreira depois de ter nadado estimados 3.500 quilômetros apenas em provas competitivas, se aproximando dos 50 mil quilômetros considerando também os treinos.

Lurz deixa a natação sem ter atingido o objetivo máximo de todo atleta: o ouro olímpico. Foi bronze em Pequim, em 2008, quando a modalidade estreou nos Jogos, e faturou a prata quatro anos depois, em Londres.

Em Mundiais de Maratonas Aquáticas (que não existem mais), ganhou os 10 quilômetros (prova olímpica) em 2006, 2008 e 2010. Já no Mundial de Desportos Aquáticos, venceu os 5km em 2005, 2007, 2009 e 2011. Nos 10km, entretanto, só ganhou em Roma, em 2011. Foi prata em todas as outras edições do evento, entre 2005 e 2013.

A aposentadoria de Lurz, de qualquer forma, é boa para os atletas brasileiros, que terão um rival de peso a menos não só na Olimpíada, mas também no Mundial de Kazan. Para ter dois nadadores nos Jogos, o Brasil precisa que ambos fiquem entre os 10 primeiros na Rússia.

Allan do Carmo, Diogo Villarinho, Luis Rogério Arapiraca e Samuel de Bona nadam em Cozumel. Os dois melhores vão ao Mundial e podem carimbar passaporte para a Olimpíada. Os demais vão ao Pan de Toronto. Se um único atleta brasileiro ficar entre os 10 melhores do Mundial, estará assegurado na Olimpíada e encerrará a disputa interna.

Pontos moeda