Esportes

Cariocão 2021: com gol de Cano, Vasco vence Botafogo e fica em vantagem na decisão da Taça Rio

Cruzmaltino aproveita vacilo da zaga do Glorioso logo no início do segundo tempo para vencer e garantir o resultado positivo para a partida de volta

Vitor Simões

Redação Folha Vitória
Foto: Rafael Ribeiro / Vasco

Deu Vasco na primeira partida da decisão da Taça Rio! Em partida fraca no primeiro tempo e movimentada no segundo, o time cruzmaltino venceu o Botafogo neste domingo (1¨6), por 1 a 0, no Engenhão, pela primeira partida da decisão da Taça Rio.

O artilheiro do dia no estádio do Glorioso foi o centroavante German Cano, que marcou de cabeça logo no início da etapa final após lambança da zaga do Fogão. O argentino chegou a marca de sete gols no estadual, apenas dois atrás do artilheiro do campeonato Alef Manga, que não joga mais o campeonato com o Volta Redonda, inclusive, já foi vendido para o Goiás.

Agora, as equipes terão a semana livre para trabalhar e voltam a se enfrentar no próximo sábado (22), pela volta, no estádio de São Januário. Como venceu o duelo deste domingo, o time de Marcelo Cabo pode até jogar pelo empate para erguer a taça, enquanto o Botafogo precisará vencer para forçar uma possível disputa de pênaltis.

O JOGO

A equipe de Marcelo Chamusca começou marcando em cima a saída de bola do Vasco e dificultando a troca de passes. No entanto, quem assustou primeiro foi o cruzmaltino com o artilheiro Cano finalizando de fora da área no canto. O goleiro Douglas Borges, atento, mandou a bola para escanteio.

A partida, entretanto, não teve o mesmo ritmo intenso que era esperado. As chegadas dos dois lados pararam nas defesas e os goleiros pouco trabalharam. Com um leve domínio do time de Marcelo Cabo, o jogo ficou mais faltoso do que jogado e os primeiros cartões amarelos vieram, para Romildo e Zeca, um de cada lado por faltas.

Na parada técnica, os técnicos orientaram as equipes, mas a partida continuou do mesmo jeito. O Botafogo só foi conseguir finalizar com Matheus Frizzo, já aos 30 minutos, que mandou à esquerda do gol de Vanderlei. Depois, o Glorioso chegou bem pela esquerda, a bola sobrou para Pedro Castro na área, ele chutou por cima, mas o árbitro já estava apontando o impedimento.

Em seguida, o Vasco ainda tentou uma última vez antes do intervalo. Em cobrança de falta de Andrey, a bola foi cortada parcialmente por Kanu no meio do caminho. No rebote, Galarza pega de primeira mas a bola foi em cima de Douglas Borges.

A etapa final começou frenética e bem parecida com o primeiro tempo. Mas dessa vez a primeira chegada do cruzmaltino foi fatal. Com menos de um minuto de segundo tempo, o zagueiro Sousa se complicou na saída de bola e a sobra ficou com Léo Matos. O lateral cruzou de primeira na medida para Cano, sozinho na área, mandar de cabeça para o fundo das redes.

Pouco depois, o próprio Sousa encarou Morato do Vasco e o clima esquentou na partida. A arbitragem conseguiu contornar bem e aplicou o amarelo no zagueiro botafoguense. O lance parece ter desestabilizado ainda mais o time da casa, e na sequência Andrey arriscou de fora da área e Douglas Borges teve que se esticar todo para fazer grande defesa.

Com isso, Marcelo Chamusca fez alterações na equipe e promoveu a entrada de Ênio na vaga de Romildo. A mudança melhorou o time, que cresceu na partida depois da parada técnica. Navarro recebeu de costas para o gol, conseguiu girar e finalizar de canhota para a defesa de Vanderlei.

O lance fez o Glorioso frequentar mais o campo de ataque e deixou o Vasco com dificuldades de sair de trás. Felipe Ferreira, que também entrou na partida, experimentou chute de fora da área e mandou por cima do gol de Vanderlei.

Pontos moeda