Esportes

Nadadoras do Espírito Santo batem recorde e índice para as Paralimpíadas de Paris

Mariana Gesteira e Patrícia Pereira dos Santos nadaram mais rápido do que os índices classificatórios para os Jogos de Paris/2024 e agora aguardam convocação oficial

Flávio Dias

Redação Folha Vitória
Foto: CPB
Mari Gesteira fez o melhor tempo do mundo na prova dos 50m livre, classe S9, no Open de Natação

Duas nadadoras do Espírito Santo bateram o índice estabelecido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para qualificação aos Jogos Paralímpicos de Paris/204 nas eliminatórias do segundo dia do Open Internacional de Natação.

Medalhistas em Tóquio/2021, Mariana Gesteira (S9, comprometimento físico-motor) e Patrícia Pereira dos Santos (S4, comprometimento físico-motor) brilharam na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico, que recebe o evento, em São Paulo.

>> Quer receber nossas notícias de Esportes 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

O Open Internacional de Natação é a primeira seletiva para as Paralimpíadas. A definição dos representantes brasileiros terá como base os critérios de entrada estipulados pelo CPB e os nadadores que irão representar o Brasil na França serão anunciados somente em convocação oficial, entre junho e julho. Já as Paralimpíadas de Paris acontecem de 28 de agosto e 8 de setembro.

MELHOR TEMPO DO MUNDO

Mariana Gesteira, bronze na prova dos 100m livre na última edição dos Jogos Paralímpicos, conquistou o índice na sexta-feira (3) ao nadar os 50m livre em 28s25, tempo mais rápido do que os 28s37 necessários para qualificação a Paris. Mais tarde, nas finais do dia, a atleta ainda conseguiu uma marca mais forte, de 27s77, melhor tempo do mundo na sua classe e também da S10 em 2024.

"Confiança foi a palavra do dia que me guiou para alcançar a marca de 27s77. Eu queria muito conseguir dizer o que estou sentindo agora, mas nada define ou expressa a luz e a gratidão que é realizar mais esse sonho. Primeira do mundo e ainda com muito a conquistar", comemorou Mari Gesteira, bicampeã mundial nos 50m livre.
Foto: CPB
Patrícia Pereira bateu o índice para Paris/2024

Patrícia Pereira da Silva (S4, comprometimento físico-motor), completou a prova dos 50m livre em 40s65, abaixo dos 42s95 definidos pelo CPB. A atleta foi medalhista de bronze em Tóquio, no revezamento 4x50m livre misto 20 pontos.

Com os resultados, as duas ficam muito perto da classificação para os Jogos de Paris, aguardando somente a convocação oficial do CPB. Ambas voltam à piscina do Centro de Treinamento Paralímpico neste sábado


LEIA TAMBÉM: Espírito Santo é candidato a sede dos Jogos da Juventude

Pontos moeda