Esportes

Luxemburgo está no ES e será homenageado pelo Rio Branco em inauguração do Kleber Andrade

Luxemburgo estará presente no jogo festivo da conclusão da primeira parte das obras de reconstrução do estádio estadual. O técnico foi campeão capixaba pelo Brancão em 1983

A inauguração ainda não é oficial, mas nesta terça-feira (03), a partir das 20 horas, o torcedor capixaba, principalmente o do Rio Branco, vai poder matar a saudade de acompanhar uma partida no Estádio Kleber Andrade. Dentre a série de partidas festivas, marcadas para comemorar a conclusão da primeira fase das obras, o Capa Preta centenário vai encarar um selecionado de jogadores que disputam o Capixabão. O jogo servirá como um evento-teste antes da chegada da seleção de Camarões, que treinará no estádio em preparação para a Copa.

No Brancão, o momento não será total de festa após o fracasso no retorno à elite do futebol capixaba. Porém, o clube de maior torcida no Estado vai aproveitar a oportunidade para relembrar suas glórias e homenagear jogadores e técnicos do passado. Entre eles, o treinador Vanderlei Luxemburgo, que conquistou o seu primeiro título profissional, pelo Capa Preta, em 1983, ano da inauguração do antigo estádio. Se depender do presidente Maurício Duque, Luxa vai dirigir o time por pelo menos 45 minutos na noite festiva.

“A intenção do Rio Branco é tê-lo como técnico nessa partida, repetindo a comissão técnica de 1983, nem que seja por poucos minutos. Caso não seja possível, a equipe será comandada pelos atuais profissionais. A homenagem é para os jogadores e comissão técnica que foram campeões no ano de inauguração do Kleber Andrade. Consideramos essa inauguração parcial, com quase todos os equipamentos do estádio disponíveis, um momento oportuno para essa homenagem”, justificou o presidente do Rio Branco.

Vanderlei Luxemburgo será homenageado Foto: Divulgação

Rio Branco

O Capa Preta provavelmente entrará em campo com um time muito semelhante ao que disputou as últimas rodadas da Série B do Capixabão. Com Márcio; Hayner, Marco Antônio, Rafael Olioza e Márcio Loyola; Juninho Viana, Vinícius Colombiano, Marcos Alagoano e David Corrêa; Diego Neves (ex-Fortaleza) e Gabriel Buru.

Na segunda etapa a equipe será toda modificada em entram Chico; Ronis, Petróleo, Leandro Moraes e Helder; Neguete, Victor Juffo, Dudu e Eduardo; Feijão e Bruno Malias. Por volta dos 35 minutos do segundo tempo ainda vão entrar os meninos Lukinha (do Sub-20) e Pio (do Sub-17).

O presidente Maurício Duque explica que o volante Gil Baiano não poderá participar do jogo festivo, pois tinha uma viagem marcada, e que o atacante Diego Neves (ex-Fortaleza), meia Eduardo (Linhares) e o lateral Helder (Tupy-ES) serão homenageados por terem um grande identificação com o time. Além disso, o jogador Bruno Malias estará representando o futsal e o futebol de areia do clube.

Seleção do Capixabão

A convocação da Seleção Capixaba, que encara o Rio Branco-ES, no jogo de comemoração da conclusão da primeira parte das obras de reconstrução do Kleber Andrade, ficou a cargo do experiente técnico Cosme Eduardo, indicado pela Federação de Futebol (FES). A intenção do técnico e da entidade foi que todos os clubes estivessem representados no jogo festivo. Com exceção do Linhares e do Estrela do Norte, finalistas do Campeonato Capixaba.

Foram chamados os goleiros Felipe (ex-Desportiva Ferroviária) e Walter (Sport-ES); os laterais direito: Sorriso (Serra) e Luciano (Tupy-ES); o lateral Esquerdo: Taylan (Atlético-ES); os zagueiros Estevão (Vitória-ES), Marcelo (Serra), Erivan (Tupy-ES) e Guaçuí (Sport-ES); os volantes Léo Gonçalves (Vitória-ES), Tabata (Desportiva Ferroviária), Gabriel Peruzzo (Vitória-ES), Lucas (GEL) e Alan (Castelo); os meias Emílio (Sport-ES), Léo Oliveira (ex-Desportiva Ferroviária), Ronicley (Sport-ES), Derley (Colatina) e Pedrinho (Real Noroeste); e os atacantes Anderson Manga (Atlético-ES), Ronaldo Capixaba (Vitória-ES), Lessinho (Serra), Júlio Cesar (São Mateus).

Ronicley e Cosme Eduardo participam da festa Foto: Divulgação

Formam a comissão técnica, o treinador Cosme Eduardo, o preparador físico Wallace Pessanha (Desportiva), o preparador de goleiros Vitor (Sport-ES), o massagista Jamil (São Mateus), o mordomo Jorginho (Desportiva Ferroviária), o supervisor de futebol Pedro Arthur (Sport-ES) e o chefe da delegação Antonio Geraldo Perovano.

Kleber Andrade

Adquirido pelo Governo do Estado junto ao até então endividado Rio Branco, em 2008, o Kleber Andrade começou a ser reconstruído em abril de 2010. De lá para cá foram mais quatro anos de obras com diversas interrupções e greves, que ocasionaram na mudança da empreiteira e no aumento valor total, estimado anteriormente em R$ 70 milhões e agora passa dos R$ 130 milhões.

Para esta terça-feira estarão concluídos o campo de futebol, parte das arquibancadas - apenas seis mil, dos 21.152 estão liberados -, iluminação, vestiário (atletas), sanitários (público), áreas de lanchonete, além da cobertura. Obras que equivalem a 85% da conclusão total do projeto do estádio.

Estádio Kleber Andrade será inaugurado Foto: Divulgação

Segundo a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), a estrutura completa estará pronta até o final do ano. Com a finalização do edifício Educacional, de dois pavimentos, que abrigará inúmeras atividades sociais geridas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cariacica.

Apesar de não alcançar o principal objetivo desta temporada, que seria a conquista do acesso para a primeira divisão do Campeonato Capixaba, o presidente do Rio Branco comemora a conclusão de parte das obras do estádio.

“O Kleber Andrade concluído representa a realização de um sonho de várias gerações de sócios e dirigentes do Rio Branco, com especial destaque ao Kleber de Andrade, que sonhou em construir um estádio moderno para o Rio Branco e para todos os Clubes capixabas. Tanto que um dos slogans utilizados na época era que seria o "Estádio de Todos os Clubes", declarou Maurício Duque.

Programação

14h30 - Abertura dos portões para entrada dos funcionários e familiares

16h30 - Inicio da Recreação

17h - Operários x Operários

17h40 - Jogo Feminino

18h20 - Andrade Valladares x Concremat

19h - Iopes x Sesport

20h30 - Rio Branco-ES x Seleção Capixaba

Pontos moeda