• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Argentina oficializa Jorge Sampaoli como novo técnico da seleção

  • COMPARTILHE
Esportes

Argentina oficializa Jorge Sampaoli como novo técnico da seleção

Buenos Aires - A Associação do Futebol Argentino (AFA) oficializou nesta quinta-feira a contratação de Jorge Sampaoli como novo técnico da seleção. O próprio treinador já havia indicado sua ida para a equipe nacional, mas somente agora o órgão gestor do futebol no país confirmou o acerto com o profissional de 57 anos.

A AFA não divulgou maiores detalhes sobre o acordo, como valores financeiros para a liberação do treinador do Sevilla, salários ou tempo de duração do contrato. "Hoje, às 18 horas (de Brasília), acontecerá a apresentação oficial de Jorge Sampaoli", limitou-se a informar a entidade.

O anúncio acontece após o fim da temporada europeia, na qual Sampaoli dirigiu o Sevilla. Na reta final do Campeonato Espanhol, no entanto, o próprio treinador já havia sinalizado que não podia desperdiçar a chance de assumir a seleção de seu país, na qual substituirá o demitido Edgardo Bauza.

Diante do assédio da AFA e da declaração de Sampaoli, o Sevilla sinalizou que o treinador só seria liberado com o pagamento de uma multa rescisória, de 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 5,5 milhões) segundo a imprensa espanhola. Não está certo, no entanto, se a entidade argentina quitou esta quantia ou entrou em acordo com o clube.

O certo é que Sampaoli era sonho antigo da AFA e já havia até sido procurado antes mesmo da contratação de Bauza, no meio do ano passado. O treinador fará sua estreia no comando da seleção já na semana que vem, quando a Argentina encara o Brasil, dia 9 de junho, em Melbourne, na Austrália. Quatro dias depois, novo amistoso, desta vez contra Cingapura.

Sampaoli usará estes amistosos para realizar testes antes de seu primeiro compromisso pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia. A seleção argentina vive situação delicada e hoje está na zona de repescagem, na quinta colocação, com 22 pontos em 14 jogos. No dia 31 de agosto, a equipe fará um clássico com o Uruguai, fora de casa.